sábado, 29 de setembro de 2012

Reis do Minho



VITÓRIA SC vs SC BRAGA (0-2)

No estádio D. Afonso Henriques, Vitória SC e SC Braga protagonizaram um belo jogo de futebol, devidamente acompanhado pelo fantástico ambiente que os adeptos das duas equipas são capazes de criar. 

O Vitória SC é uma equipa onde se nota a existência de qualidade, mas que demonstra ser - ainda - demasiado verde e inexperiente na forma como aborda determinados momentos do jogo. Já o SC Braga apresenta outro tipo de maturidade e até mesmo qualidade. A equipa de José Peseiro, que se voltou a mostrar bastante adulta, tem ao seu dispor opções que, em consequência da actual realidade económica de ambos os clubes, não estão ao alcance do seu adversário. Não espanta por isso que o SC Braga, embora ligeiramente surpreendido pela irreverência e vontade dos vimaranenses na primeira parte, tenha estado quase sempre por cima, num jogo que acabou por vencer com toda a justiça.

Num jogo importante, não só pelos três pontos em causa, mas também por toda a rivalidade entre os dois clubes minhotos, o Vitória SC entrou com muita vontade de vencer a partida, mas pela frente tinha um SC Braga superior em qualidade e com jogadores bem mais experimentados nestas andanças. O ímpeto da equipa da casa foi esbarrando num visitante bem organizado e sempre tranquilo, que aos poucos foi crescendo no jogo, ditando o ritmo que pretendia e mostrando o porquê de hoje em dia estar num patamar acima do seu rival. A equipa de Rui Vitória mostrou-se demasiado inexperiente e tornou-se presa fácil para o talentoso e adulto meio campo do SC Braga. A estratégia do Vitória SC  foi servindo apenas para adiar o quase inevitável golo da equipa visitante. 

Se na primeira parte o Vitória SC ainda deu um ar da sua graça, a segunda começou com o SC Braga a procurar resolver cedo o jogo, para poder gerir o esforço físico dos jogadores para a importante segunda jornada da Champions League. Éder percebeu bem a ideia e fez questão de, logo aos 10 minutos, mostrar que a pontaria continua afinada. O SC Braga dominava por completo o jogo e colocava-se na frente do marcador. Por muito que tentasse, o Vitória SC não conseguia incomodar a equipa de José Peseiro e ao 65 minutos com a entrada de Rúben Micael, perdeu por completo o jogo para os bracarenses. Ia faltando força e qualidade para que a equipa da casa pudesse contrariar os objectivos dos visitantes. Com o jogo completamente controlado, o SC Braga fechou o resultado já perto do fim com um golo de Hugo Viana - assistência de Rúben Micael -, colocando o resultado num justo 0-2. Ao fim de seis anos o SC Braga voltou a vencer para a liga na casa do seu eterno rival - a última vitória tinha sido na época 2005/2006.


Sem comentários: