sábado, 29 de setembro de 2012

Valeu Lima



PAÇOS FERREIRA FC vs SL BENFICA (1-2)


Paços de Ferreira e SL Benfica, pareciam vir dispostos a dar um bom espectáculo de futebol na abertura a jornada. O jogo na Mata Real começou  bem mexido e com as equipas a tentarem impor o seu futebol, mas de repente, quando estavam decorridos apenas 6 minutos de jogo, todo o estádio ficou às escuras. Apagão em Paços de Ferreira. E poderia haver melhor forma de descrever o que se viria a passar depois? De certeza que não.


Depois de alguns minutos à espera de condições para retomar a partida, o jogo entre FC Paços de Ferreira e SL Benfica recomeçou da mesma forma que tinha "terminado". Os homens da casa fortes e rápidos no contra-ataque e os visitantes a apostar na mobilidade ofensiva para chegar ao golo. A equipa de Paulo Fonseca adiantou-se no marcador, num excelente lance de ataque concretizado por Cícero e na resposta, Lima aproveita uma clamorosa falha do guarda-redes Cássio para empatar novamente o jogo. Pareciam reunidas todas as condições para um grande jogo de futebol, mas de repente, e tal como tinha acontecido com a iluminação da Mata Real, também a qualidade do jogo se apagou. 

A partir daqui, e estavam decorridos apenas 20 minutos de jogo, assistiu-se a uma partida de futebol mal jogada, lenta, sem imaginação por parte dos seus protagonistas e tremendamente aborrecida para quem estava a assistir. A equipa de Jorge Jesus, que já havia perdido pontos na jornada anterior, fez questão de "pegar" no jogo e ditar o seu ritmo, mas fazia-o sem criar grande perigo para a baliza da equipa da casa - excepção feita aos erros do guarda-redes Cássio. O ataque encarnado bem tentava mexer com o jogo, mas a sua previsibilidade - principalmente de Nolito -  condenava as intenções a morrer na muralha defensiva do FC Paços de Ferreira, que abanava mas teimava em não cair.

Na segunda parte, e com a entrada do argentino Gaitan para o lugar de Nolito, o futebol do SL Benfica teve uma ligeira melhoria - coincidente com o descalabro total do FC Paços de Ferreira - e a equipa de Jorge Jesus ganhou um pouco mais de objectividade. Os encarnados foram, a pouco e pouco, crescendo no jogo mas iam falhando, uma atrás de outra, todas as oportunidades que conseguiam criar. Por esta altura já FC Paços Ferreira tinha desaparecido e limitava-se a defender com unhas e dentes o empate. O problema é que até isso fazia mal e mostrou-o aos 71 minutos numa falha enorme que "ofereceu" novo golo a Lima e a vantagem ao SL Benfica. 

Aqueles que, a partir deste momento, esperavam uma melhoria na qualidade do jogo, ficaram profundamente desiludidos. O FC Paços de Ferreira continuou a não saber atacar com qualidade e o SL Benfica continuou a dominar a partida e a falhar as oportunidades que criava. O jogo arrastava-se para o fim, perdendo qualidade - a pouca que ainda tinha - a cada minuto que passava e apenas o recuo excessivo das linhas encarnadas permitiu alguma emoção nos últimos minutos de jogo, altura em que Artur, com uma enorme defesa, segura a vitória da sua equipa. O SL Benfica foi um justo vencedor numa partida em que, apesar de não ter feito um grande jogo, foi sempre superior a um adversário que mostrou muita garra e determinação - como aliás é sua imagem de marca -, mas a quem faltou tudo o resto. 


Sem comentários: