terça-feira, 4 de setembro de 2012

from Russia with 100M



Estão confirmadas as transferências de Hulk e Witsel para o Zenit por 60 e 40 milhões respectivamente. Surpreendentes ou não, estes negócios devem ser analisados sobre três perspectivas diferentes: O clube, a liga e os próprios jogadores.
Para os clubes que vendem Hulk e Witsel, os negócios são, sem dúvida, uma mais valia financeira, mas ao mesmo tempo são uma enorme perda desportiva, principalmente quando se fazem numa fase em que o mercado nacional já se encontra fechado. Vai ser muito complicado - para não dizer impossível - a qualquer um destes clubes substituir os jogadores vendidos por jogadores que já existam no plantel.
Para a liga portuguesa, a perda dos seus dois melhores jogadores para um campeonato como o russo é, sem dúvida alguma, um mau sintoma. O campeonato português parece já não conseguir a preferência dos grandes jogadores. Se me parece normal a preferência por campeonatos como o inglês, o espanhol, o italiano e até o alemão, já a preferência pelo campeonato russo é algo que me surpreende e ultrapassa.
No que aos jogadores diz respeito, parece-me que Hulk e Witsel, apesar das suas enormes qualidades desportivas, têm uma gritante falta de ambição desportiva. Qualquer um dos dois poderia jogar num Real Madrid, num FC Barcelona ou num Manchester United, mas quando trocam clubes como FC Porto e SL Benfica por um Zenit só vejo uma vantagem nessa sua escolha: dinheiro. E quando assim é, está tudo dito sobre o futebol modeno.
Por fim, apenas um pequeno apontamento em relação às "preocupações" da UEFA com o fair play financeiro. O Zenit dá-se ao luxo de num único dia gastar 100 milhões de euros em apenas dois jogadores quando não produz receita para este tipo de orçamento - nem nada que se pareça. O dinheiro que, movido a gás ou a petróleo cai dos bolsos desta gente estranha está a tomar conta do futebol e, apesar da conversa da treta do senhor Platini - como eu disse aqui -, a UEFA está a permitir que isso seja possível. No mínimo lamentável!

Sem comentários: