domingo, 23 de setembro de 2012

Show colombiano



 FC PORTO vs SC BEIRA-MAR (4-0)

Pouco tempo depois de Vítor Pereira ter alertado os seus jogadores para os perigos da  ressaca europeia - a época passada foi rica nesse fenómeno -, os jogadores do FC Porto acusaram o toque e fizeram questão de mostrar que o treinador português não tinha com que se preocupar. Os portistas dominaram do início ao fim, marcaram quatro golos e ainda tiveram tempo para brindar os quase 30.000 espectadores presentes no estádio com longos períodos de muito bom futebol.

Com James Rodriguez a orquestrar a partir da posição 10 que tanto reclamou, os dragões fizeram "gato sapato" da defesa aveirense desde o apito inicial do árbitro Manuel Mota. Durante largos minutos, o guarda redes Rui Rego foi adiando o inevitável golo do FC Porto, mas ao minuto 32, o colombiano Jackson Martinez decidiu redimir-se do incrível golo falhado a meio da semana e inaugurou o marcador num lance maravilhoso, que as palavras são curtas para descrever - ver aqui. Se até essa altura, o SC Beira-Mar ainda tentava dar um ar da sua graça com um ou outro contra ataque e com alguns lances de bola parada, a partir da obra de arte do avançado portista a presença amarela na área azul começou a ser cada vez mais rara. O FC Porto cresceu ainda mais e acabou com o jogo seis minutos depois por intermédio de Varela. A partir daqui deu para tudo. Foi possível jogar bonito, gerir o cansaço de um jogo europeu a meio da semana, dar minutos a jovens jogadores menos utilizados, chegar a expressivos 4-0 e abandonar o relvado debaixo de uma enorme salva de palmas. 

Se na primeira parte o "10" colombiano tinha desempenhado um papel fundamental no bom futebol da equipa portista - foram dele as assistências para os golos de Jackson e Varela -, na segunda parte a história não mudou e James Rodriguez fez questão de mostrar ao que vinha apenas dois minutos depois de a bola ter recomeçado a rolar no relvado do Dragão, marcando o terceiro golo da turma de Vítor Pereira. O resultado já tinha contornos de goleada e a exibição já enchia as medidas dos adeptos mais exigentes. Faltava apenas a entrada de Iturbe para que a loucura na bancada fosse total e, desta vez, até o "mini Messi" do dragão fez questão de entrar a todo o gás no jogo e marcar pontos nas escolhas do treinador portista. Pouco tempo depois, Maicon fechou a goleada em 4-0 e o FC Porto geriu o jogo e o esforço até ao apito final. Quanto ao SC Beira-Mar, basta dizer que Hélton fez a sua primeira e única defesa aos 69 minutos e isso diz tudo sobre a forma como Ulisses Morais montou a sua estratégia para enfentar os dragões.

No final, vitória justíssima do FC Porto, num jogo em que James Rodriguez foi, sem dúvida, o melhor em campo. Nota ainda para mais uma excelente exibição do belga Defour e para o golo de Jackson Martinez, um sério candidato a golo do ano. 

Sem comentários: