sábado, 1 de setembro de 2012

O mercado dos grandes


FC PORTO:

Este é, possivelmente, o mais forte plantel do FC Porto nos últimos tempos. Pinto da Costa, aproveitando os lucros provenientes das vendas de jogadores dados como dispensáveis - cerca de 30 milhões - conseguiu segurar na Invicta todos os principais jogadores e deu a Vítor Pereira o avançado que este tanto pedia - Jackson Martinez - embora me pareça curto ter apenas duas opções nesta posição. O Porto soube aproveitar bem os vários jovens que tinha emprestados e, mais do que isso, soube integrá-los no seu plantel não abdicando dos elementos mais experientes. Assim sendo, o treinador português tem nas mãos um plantel de altíssima qualidade e com inúmeras opções. Para ter sucesso, Vítor Pereira tem que saber ser, além de bom treinador, um bom gestor de recursos humanos. Nem todos os jogadores vão jogar sempre e é preciso lidar bem com o ego dos atletas e com a sua motivação e confiança. Falta saber se Vítor Pereira tem mãos para este "Ferrari".

Neste mercado de transferência houve, ainda assim, casos que me deixaram algumas dúvidas. Sapunaru, por exemplo, rescindiu com o clube para assinar pelo Zaragoza por um valor que dizem os portugueses é zero e dizem os espanhóis anda entre os 600 mil euros e os 2 milhões. Isto acontece depois de o FC Porto ter comprado os 50% do passe que não lhe pertenciam por 2,5 milhões há mais ou menos um ano. Afinal, o que mudou neste último ano para que uma inicial aposta forte no romeno terminasse com uma saída a custo zero?

Mais complexo ainda está a ser o caso Rolando. O jogador que supostamente tinha mercado e já não seria opção continua sem sair quando são poucos os mercados abertos. Depois da saída de Álvaro Pereira por preço de "saldo", irá Rolando pelo mesmo caminho? São casos que me parecem mal geridos pela SAD do FC Porto e que podem afectar o rendimento da equipa, até porque, como já se viu no passado bem recente, ter jogadores contrariados no plantel não traz nada de positivo.

A aposta do FC Porto para esta época é forte e isso está à vista, mas muito do que será o FC Porto versão 2012/2013 vai depender do seu treinador e da forma como conseguir fazer a equipa jogar. Os lugares cativos não vão poder existir sobre o risco de desmoralização de jogadores e de comodismo de outros. O trabalho de motivação vai ser um dos desafios mais importantes para Vítor Pereira. A permanência de Hulk e João Moutinho poderá ser muito importante, mas também poderá representar exactamente o oposto e isso vai depender do estado de espírito com que os jogadores permanecem no clube e do trabalho de motivação desenvolvido ao longo da época pelo treinador. A época 2012/2013 será um enorme teste às capacidades de Vítor Pereira. Ficar com os jogadores mais valiosos pode ser, sem dúvida, importante, mas é preciso que os jogadores fiquem de alma e coração.



SL BENFICA:

O SL Benfica tem um conjunto de jogadores de grande qualidade e um ataque com opções de alto nível mas voltou, na minha opinião, a cometer erros graves na construção do seu plantel. Primeiro, porque mais uma vez começou a construi-lo da frente para trás o que, na minha opinião, é errado e depois porque começou por comprar - com custos elevados - sem vender primeiro e isso "obrigou" os lisboetas a deixar sair no último dia de mercado um jogador fundamental na estratégia de Jesus e para o qual não têm substituto à altura - Javi Garcia. Será que, tendo em conta as várias opções do plantel, não teria sido mais importante comprar um trinco em vez do ponta de lança Lima? Só o futuro o dirá.

O SL Benfica ataca esta época com um plantel onde existe imensa qualidade - principalmente ofensiva - mas um desequilíbrio que a mim faz confusão. Não consigo perceber que se tenham gasto 20 milhões de euros em dois extremos sem que nenhum dos quatro que já existiam tenha saído - a ideia passava, possivelmente, por vender Gaitan o que não aconteceu. Ainda menos percebo esses movimentos de mercado quando não existe um único lateral esquerdo de raiz no plantel em quem o treinador confie - existe Luisinho mas já se percebeu que é opção secundária - e quando não existe um trinco à altura daquele que saiu - a não ser que Matic surpreenda. Os principais reforços do SL Benfica - Salvio, Ola John e Lima - são, sem dúvida, de altíssima qualidade, mas não preenchem as principais e evidentes lacunas do plantel, que neste início de época até já custaram pontos. Jorge Jesus está confiante na evolução de Melgarejo como lateral e na criação de um novo Coentrão. Até pode acontecer, mas a verdade é que o risco é enorme.

O SL Benfica prepara-se para atacar uma longa e cansativa época - são quatro competições - com apenas um lateral direito, apenas um lateral esquerdo de raiz, apenas um trinco e seis extremos e quatro avançados. Num plantel de 24 jogadores a equipa de Jorge Jesus tem apenas sete jogadores de características defensivas - seis defesas e um trinco - o que me parece muito pouco viável, ainda mais se tivermos em conta as características dos jogadores mais ofensivos dos encarnados e a forma como as equipas de Jorge Jesus costumam jogar.

Vamos ter uma vez mais um SL Benfica de imenso caudal ofensivo, mas que pode vir a ser prejudicado pelo desequilíbrio criado com a adaptação de Melgarejo a lateral e, principalmente, com a ausência de Javi Garcia no meio campo. O espanhol era uma peça fundamental no equilíbrio táctico da equipa da Luz. Seja como for, os encarnados são, a par do FC Porto, os mais sérios candidatos ao título nacional.



SC BRAGA:

O SC Braga foi, sem dúvida alguma, o principal prejudicado deste último dia de transferências, pois perdeu o seu principal elemento ofensivo - 26 golos marcados na época 2011/2012 - e ainda por cima para um rival na luta pelo titulo. Se é verdade que o SC Braga se reforçou bem para esta nova temporada no que a avançados diz respeito aquirindo os serviços do ex-estudante Éder - um dos avançados com mais qualidade da nossa liga - e recebendo do SL Benfica o ex-Paços de Ferreira Michel - um jogador muito promissor -  não é menos verdade que nenhum deles é Lima e que o SC Braga vai ter que se adaptar a uma nova referência ofensiva. De qualquer forma, e não escondendo que o SC Braga perdeu muito com a saída de Lima, parece-me que a equipa de José Peseiro está bem servida nesse sector - Éder; Michel; José Luiz; Yazalde e Carlão.

Com a saída de Leonardo Jardim para a Grécia e a entrada de José Peseiro, o SC Braga, obviamente, mudou a sua forma de estar em campo e o seu estilo de jogo. Pelo que se tem visto neste inÍcio de temporada, os jogadores parecem estar a assimilar bem as novas ideias e o futebol parece até mais fluido do que era no passado. Sinceramente, creio que a equipa do SC Braga joga agora um futebol de maior qualidade do que jogava na época anterior. Para isso contribui muito o trabalho do seu novo treinador mas também a qualidade do plantel que é maior a cada ano que passa.

O trabalho do SC Braga tem passado muito pelo aproveitamento de jogadores que os ditos "grandes" - para mim o SC Braga já é um - desperdiçam. Vejamos que dos principais jogadores do SC Braga, nove passaram ou foram formados no FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP - Beto; Quim; Nuno André Coelho; Custódio; Hugo Viana; Rúben Amorim; Rúben Micael; Hélder Barbosa e Alan - e a verdade é que só o SC Braga conseguiu tirar deles o maior rendimento.

O SC Braga voltou a reforçar-se bem e estão à vista, não só as exibições colectivas, mas também individuais de jogadores como Rúben Micael, Beto ou Ismaily e, para além disso, soube resistir às tentações de mercado e segurar jogadores importantes como Hugo Viana, Mossoró e Alan. Creio que o SC Braga tem tudo para fazer uma época ainda melhor do que a última e fico agora com curiosidade em saber como vai reagir a equipa à saída de Lima e como se vai adaptar a uma nova referência ofensiva. Se o conseguir fazer rapidamente, então teremos a promessa de um SC Braga de alta qualidade.



SPORTING CP:

A equipa leonina foi, das quatro candidatas ao título, a que mais mexeu no seu plantel contratando seis novos jogadores - Boulahrouz; Rojo; Pranjic; Labyad; Gelson Fernandes e Viola -, fazendo ainda regressar dois emprestados - Cédric e Adrien. Fechado o mercado de transferências conclui-se que o plantel leonino está bastante mais forte do que no ano passado apesar de ter perdido aquele que, para mim, era o mais talentoso jogador - Matias Fernandez. Este ano, o Sporting CP tem, finalmente, dois centrais que se complementam e se entendem, tem dois laterais que defendem e atacam com qualidade, tem muitas e boas opções no meio campo - só não concordo com a forma como Sá Pinto distribui os jogadores - tem extremos rápidos e desequilibradores, mas tal como no ano passado tem limitação de opções para a frente de ataque onde vai mais uma vez ficar dependente da inspiração e momento de forma do holandês Wolfswinkel.

Para além da remodelação do plantel, o Sporting aproveitou também para equilibrar as suas contas vendendo Matias Fernandez e João Pereira - parece muito bem substituido por Cédric - e livrando-se de alguns "pesos mortos o plantel - Onyewu; Rodriguez; Bojinov; Ribas e Luis Aguiar são exemplo disso. Os leões conseguiram assim reduzir despesas e ao mesmo tempo aumentar a qualidade do plantel o que é sempre bom sinal.

Ainda assim, ao longo do mercado de transferências, fiquei sempre com a ideia de que era obrigatório o Sporting CP comprasse um ponta e lança para concorrer com Wolfswinkel por um lugar no onze. É por isso que me fez uma certa confusão ver Pongolle rescindir e sair a custo zero para o Saint-Étiene. É verdade que a sua passagem por Alvalade não foi de todo famosa, mas um jogador que custou 6,5 milhões e euros e que tem algum mercado em França poderia ter tido uma oportunidade ou pelo menos ter sido fonte de alguma receita.

O Sporting CP versão 2012/2013 é muito mais bem composto e equilibrado do que os de anos anteriores e a falta de um outro ponta de lança é mesmo a sua maior lacuna. Por outro lado, vamos ver o que consegue um treinador jovem como Sá Pinto fazer com um equipa quase toda nova e ainda em fase de reconhecimento e adaptação. Os pontos perdidos na liga já são alguns e o tempo vai começar a apertar.

Sem comentários: