domingo, 23 de setembro de 2012

Goleada à minhota



SC BRAGA vs RIO AVE FC (4-1)


Depois de uma terrível estreia nas competições europeias, o SC Braga não poderia desejar melhor jogo para fazer as pazes com a sorte, com os resultados e, acima de tudo, com os seus próprios adeptos. O jogo em casa com o Rio Ave FC foi demasiado fácil e saboroso o suficiente para fazer os sorrisos bracarenses abrirem nas bancadas. A equipa de Peseiro entrou em campo debaixo do olhar desconfiado dos adeptos, mas saiu debaixo de aplausos e elogios.

Depois daquilo que tinha sido o filme do jogo com o Cluj - de terror obviamente - pedia-se ao SC Braga uma entrada forte no jogo e um ataque bem mais eficaz do que a meio da semana. Na verdade, nos primeiros 45 minutos nada disso aconteceu e a primeira parte foi mesmo um jogo feio, mal disputado e com poucos motivos de interesse. O SC Braga não era capaz de ligar as suas jogadas e o Rio Ave FC nem sequer parecia ter interesse em atacar. Quando assim é, resta pedir com todas as forças a chegada do intervalo com a maior brevidade possível. O golo de Éder, que se estreou a marcar na liga, foi mesmo o único momento de qualidade no relvado do Axa durante os penosos 45 minutos do primeiro tempo.

Se a primeira parte foi fraca e parca em emoção, o intervalo mudou tudo. A equipa vila condense que nada tinha feito até então consegue chegar ao golo logo no reinicio - minuto 53 - por intermédio de Edimar, num monumental frango do guarda redes Beto. Com a segunda parte a começar e o jogo empatado, esperava-se um Rio Ave FC mais atrevido e um SC Braga a dar tudo por tudo para não voltar a desiludir. O jogo tinha tudo para melhorar.

A equipa de José Peseira não acusou o golo do adversário e mal deu tempo aos homens de Nuno Espírito Santo para festejar o empate, pois apenas dez minutos depois voltava a estar na frente do marcador com um golo de Rúben Amorim. O SC Braga ganhava mais força e confiança e o Rio Ave FC voltou a cair num futebol medíocre que apresentou durante toda a primeira parte. Desorganizou-se, desmoralizou e até aos 90 minutos limitou-se a lutar para não perder por muitos, não espantando por isso que o SC Braga voltasse ao golo aos 70 e aos 75 minutos por Éder e Custódio respectivamente. Nos últimos 15 minutos e a jogar com menos um jogador - Nivaldo foi expulso no lance de penalti que deu o quarto golo do SC Braga -, o Rio Ave FC apenas se livrou de maior humilhação porque José Peseiro fez a sua equipa "descansar" com a bola nos pés. O jogo estava ganho, as pazes com os adeptos estavam feitas e o SC Braga regressa às vitórias e aos lugares de pódio da liga portuguesa.


Sem comentários: