quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Noite pouco feliz



CELTIC FC vs SL BENFICA (0-0)


A jogar no antigo Celtic Park, o SL Benfica de Jorge Jesus procurava entrar a vencer nas provas europeias. Para que isso fosse possível, era necessário quebrar uma já antiga tradição de maus resultados dos lisboetas nas deslocações a Glasgow, onde nunca havia vencido e nem mesmo marcado golos. A verdade é que desta vez não foi muito melhor. 

Num jogo em que Jorge Jesus sentiu pela primeira vez o peso da ausência do capitão Luisão, o SL Benfica foi sempre uma equipa pouco corajosa e demasiado curta, que se pareceu resignar com um nulo na casa do adversário mais fraco do grupo - teoricamente. À procura de novas soluções tácticas e de alguns remendos para a sua equipa, Jorge Jesus montou uma equipa muito expectante. Desta vez, Gaitan e Salvio estiveram completamente desinspirados, Aimar, que jogou demasiado atrás, já não tem idade nem físico para resolver todos os problemas sozinho e Rodrigo é um jovem demasiado frágil para dar luta a tão duros e experientes centrais do Celtic -  a forma de jogar de Cardozo e a sua eficácia teriam sido mais úteis ao SL Benfica.

Mas se o SL Benfica era uma equipa desinspirada, o que dizer dos escoceses? Os homens de Neil Lennon são altos e fortes, mas duros de rins e demasiado toscos e mesmo dominando territorialmente - o que era consentido pelo SL Benfica - nunca criaram grandes problemas a Artur e, verdade seja dita, a haver um vencedor neste jogo, teria de ser a equipa de Jorge Jesus. 

É precisamente pela qualidade dos escoceses - ou falta dela - que considero este resultado negativo. Bem sei que pontuar fora na Champions League pode ser um bom resultado, mas sinceramente, o SL Benfica é tão superior a este Celtic FC que, mesmo a jogar desfalcado, podia ter conseguido muito mais. Passando os olhos pela imprensa desportiva fica a ideia de que a equipa da Luz fez um grande jogo e obteve um bom resultado. A mim essa ideia não convence minimamente.



SC BRAGA vs CLUJ (0-2) 




Em Braga, a "pedreira" acabou por não ser a casa de sonhos que os adeptos tanto esperavam para este arranque de Champions League. Num jogo que parecia dominado pelos homens de Peseiro a todos os níveis, o campeão romeno fez uso da sua velocidade e do talento de dois ex-bracarenses - Mário Felgueiras a defender e Rafael Bastos a marcar - para abater uma equipa minhota, que facilmente se deixou "atordoar" às primeiras contrariedades.

Tendo em conta a diferença de qualidade das equipas, não se esperava que o resultado ganhasse estes contornos. O SC Braga entrou no jogo com a intenção de dominar e fazer uso das qualidades de Hugo Viana, Micael e Mossoró para ganhar a luta numa das zonas mais importantes do terreno. Na verdade conseguiu-o, mas o Cluj, percebendo que não era aí que criava problemas aos portugueses, apostou em recuar linhas e usar o contra-ataque como forma de chegar à baliza do seu ex-guardião Beto, e foi assim que em apenas três subidas à área contrária, graças ao talento de Rafael bastos e alguma ingenuidade da defensiva arsenalista, o Cluj se colocou em vantagem de 0-2. Resultado injusto e exagerado que penalizava o mau posicionamento do SC Braga na hora de defender.

Verdade seja dita, o SC Braga lutou até ao final para virar um resultado que não era nada positivo, mas quando não era o último toque que falhava - Éder ainda parece um corpo estranho à equipa -, era Mário Felgueiras a brilhar ao mais alto nível perante o olhar do seu ex-patrão. Um resultado injusto e que não condiz com aquilo que foi o jogo, mas que pode prejudicar muito a equipa minhota na luta por um lugar nos oitavos de final.



Sem comentários: