sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Parabéns



Cento e dezanove anos depois de ter sido fundado por António Nicolau d'Almeida, o FC Porto é um dos mais prestigiados clubes do Mundo. Fundado por este comerciante de vinho do Porto sob o nome de Foot-Ball Club do Porto, o clube esteve durante cerca de treze anos em "stand-by" a pedido da esposa do fundador. Foi em 1906 que, juntamente com José Monteiro da Costa, António Nicolau d'Almeida retomou as actividades do clube, equipando os seus atletas com a cor da bandeira nacional, que naquela época era azul e branca. 

Ao longo dos seus 119 anos de história, o FC Porto tornou-se num dos clubes mais respeitados do Mundo. Os portistas são donos de um palmarés invejável  que contém mais de setenta troféus oficiais - só no futebol -, entre os quais estão sete troféus internacionais - duas Ligas dos Campeões Europeus, duas Taças Uefa, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia -,  que fazem dos dragões a equipa portuguesa com mais títulos oficiais conquistados. A equipa liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa há três décadas, é mesmo a mais conquistadora da Europa no Séc. XXI - vinte e seis títulos.

O crescimento do FC Porto nas últimas décadas, principalmente a partir dos anos 80, foi de tal forma, que a equipa da cidade invicta conseguiu impor-se perante os seus principais adversários - SL Benfica e Sporting CP - e tem dominado por completo o futebol português - os dezanove títulos nacionais conquistados nos últimos trinta anos são a prova disso. 


GRANDES FIGURAS


António Nicolau d'Almeida (Fundador do clube)


Nascido em 1873, este negociante de vinho do Porto, apaixonou-se pelo futebol em terras de sua majestade e regressado a Portugal teve a ideia de fundar o Foot-Ball Club do Porto - Setembro de 1893. No ano seguinte, a pedido da sua mulher, o fundador e primeiro presidente do clube decide colocar o seu projecto em stand-by, mas a sua paixão falou mais alto e, juntamente com o amigo José Monteiro da Costa voltou a abraçar o projecto que tinha iniciado anos antes. O FC Porto não mais parou de crescer.


Jorge Nuno Pinto da Costa (Presidente desde 1982)

Jorge Nuno Pinto da Costa é presidente do FC Porto desde 5 de Agosto de 1982. Com um estilo único e um discurso inimitável, o presidente do FC Porto é um homem que gera sentimentos extremos. Amado pelos seus e odiado pelos adversários, a verdade é que Jorge Nuno Pinto da Costa é, muito possivelmente  o maior presidente da história do futebol Mundial. Foi pela sua mão, capacidade de liderança e inteligência que o principal clube da sua cidade cresceu e se tornou naquilo que é hoje. Durante o seu já longo mandato, os dragões conquistaram 56 títulos oficiais - 19 Ligas de Portugal; 12 Taças de Portugal; 18 Supertaças de Portugal; 2 Taças Intercontinentais; 2 Ligas dos Campeões Europeus; 2 Taças Uefa e 1 Supertaça da Europa -, o que faz dele o dirigente com mais títulos conquistados em todo o Mundo.

Mas nem tudo foram rosas no mandato do presidente portista. Em 2004 foi acusado de corrupção e tráfico de influências, tendo sido posteriormente condenado - pela justiça desportiva - a dois anos de suspensão e o seu clube à perda de seis pontos. Apesar das condenações da justiça desportiva, o presidente portista acabou ilibado pelos tribunais civis, de todos os crimes de que foi acusado. De qualquer forma, as noticias, os rumores e as escutas telefónicas que vieram a público, serão sempre uma mancha na brilhante carreira de Jorge Nuno Pinto da Costa e serão sempre uma "arma" usada pelos seus adversários, como forma de minimizar o valor das suas conquistas. 


José Maria Pedroto (Treinador: 1968-1969, 1976-1980 e 1982-1984)

Diz quem o conheceu, que José Maria Pedroto era um homem com um pensamento demasiado avançado para o seu tempo e a verdade, é que o treinador natural de Lamego, que já havia sido um grande jogador de dragão ao peito, cativou toda a gente - jogadores, dirigentes e adeptos - pelos clubes em que passou. José Maria Pedroto treinou o FC Porto durante sete épocas - divididas em três períodos diferentes - e conquistou duas Ligas Portuguesas e três Taças de Portugal, sendo o primeiro treinador a levar o clube da cidade invicta a uma final europeia - Taça das Taças - em 1984, num jogo em que o FC Porto perdeu com a Juventus por 2-1. 

José Maria Pedroto era o braço direito de Pinto da Costa para um projecto ambicioso de tornar o FC Porto num dos clubes mais poderosos do Mundo. Infelizmente, uma doença levou-o demasiado cedo e deixou o "projecto" portista sem um dos seus principais obreiros. Nos seus últimos três anos ao serviço do dragão, Pedroto construiu os alicerces daquilo que viria a ser um grande FC Porto e a presença na final da Taça das Taças de 1984 - disputada cerca e sete meses antes da sua morte - foi o primeiro sinal daquilo que estava a nascer. Muito do FC Porto que mais tarde conquistou a Europa é obra do mestre José Maria Pedroto.


Artur Jorge (Treinador: 1984-1987, 1989-1991, 1994-1996)

Artur Jorge foi o homem escolhido por Jorge Nuno Pinto da Costa para suceder a José Maria Pedroto no cargo de treinador do FC Porto. A escolha não podia ter sido mais acertada. O treinador português, natural da cidade do Porto, criou e conduziu uma das melhores equipas de sempre do clube portista. Sob o seu comando, jogadores como João Pinto, Fernando Gomes, Paulo Futre, Frasco, Jaime Pacheco ou Madjer maravilharam a Europa e conquistaram o primeiro troféu europeu do clube, derrotando o todo poderoso Bayern Munchen na famosa final de Viena. Artur Jorge tornou-se assim no primeiro treinador português da história do futebol a vencer uma prova europeia. 

Além da primeira conquista europeia, Artur Jorge foi ainda responsável pela conquista de seis titulos nacionais pelo FC Porto - três Ligas Portuguesas, duas Supertaças de Portugal e uma Taça de Portugal - o que faz dele uma das incontornáveis figuras do clube. 


José Mourinho (Treinador: 2002-2004)

José Mourinho foi o homem que devolveu os triunfos europeus ao FC Porto. O treinador português, hoje em dia considerado melhor treinador do Mundo, conseguiu a proeza de, em apenas uma época e meia, vencer duas competições europeias, duas Ligas Portuguesas, uma Taça de Portugal e  uma Supertaça de Portugal. José Mourinho é ainda responsável por uma das melhores equipas da história do FC Porto e por lançar para a ribalta jogadores como Deco, Maniche, Derlei, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira. 

Jorge Nuno Pinto da Costa apostou no treinador português - já tinha passado pelo clube noutras funções - para substituir Octávio Machado naquela que foi uma das épocas mais complicadas das ultimas décadas para os dragões. José Mourinho entrou no FC Porto com um discurso que, até à data, não fazia parte da realidade do futebol português. A sua forma de estar no futebol e a frontalidade do seu discurso trouxeram-lhe "má imprensa" e "ódio" dos adeptos adversários. Só mesmo a sua saída para o estrangeiro foi capaz de gerar um consenso e fazer os portugueses admirar aquele que é, sem sombra de dúvidas, o melhor treinador do Mundo.  


João Pinto (Jogador: 1981-1997)

João Pinto é o exemplo perfeito do "jogador à Porto". A entrega, a raça, a atitude, a vontade, a humildade e a paixão são, todas elas sem excepção, qualidades que podemos atribuir ao eterno capitão portista. Natural de Vilar do Andorinho, João Domingos da Silva Pinto fez toda a sua carreira ao serviço dos azuis e brancos. Foram dezasseis anos a servir o seu clube do coração. 

João Pinto esteve presente nas quatro primeiras finais europeias do clube, tendo o privilégio de, como capitão de equipa, ter levantado o troféu de três delas - Liga dos Campeões 1987, Taça Intercontinental 1987 e Supertaça Europeia 1987 -, falhando apenas a Taça das Taças de 1984. No total, João Pinto conquistou 24 títulos oficiais - todos de dragão ao peito - e fez mais de 400 jogos pela equipa principal do FC Porto, tornando famosos alguns episódios em que, contra vontade médica, fazia questão de representar a sua equipa mesmo estando lesionado - ficou famosa a história do dedo partido, da chuteira cortada e da meia pintada de preto para disfarçar.  


Fernando Gomes (Jogador: 1974-1980, 1982-1989)

Conhecido como "Bi-Bota", Fernando Gomes foi um dos mais brilhantes produtos da escola de formação portista. Avançado de eleição, dono de uma técnica apurada e de um sentido de finalização fora de série, Gomes era sinónimo de golos e vitórias para a sua equipa. Ao serviço do FC Porto o avançado fez 298 jogos e marcou 288 golos, que fazem dele o melhor marcador de sempre do clube. Foi por seis vezes o melhor marcador do campeonato português e por duas vezes o melhor marcador da Europa - 1983 e 1985 -, conquistando as duas "botas de ouro" que lhe valeram o famoso apelido.

Ao serviço do FC Porto, Fernando Gomes foi campeão nacional por cinco vezes, venceu três Taças de Portugal, uma Liga dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental. Depois de, por supostas divergências com a direcção, ter saído do FC Porto e acabado a sua carreira no Sporting CP - ainda marcou 31 golos pelos leões -, Fernando Gomes regressou a casa para colaborar com o clube e hoje em dia faz parte da sua direcção.  


Madjer (Jogador: 1985-1988, 1988-1991)

O argelino Rabath Madjer foi provavelmente o melhor jogador estrangeiro que passou pelo FC Porto. Para além da magia que espalhou pelos relvados com a camisola azul e branca vestida, Madjer ficou famoso, principalmente, pelo fabuloso golo de calcanhar que colocou o FC Porto no caminho da glória, na final europeia de 1987 frente ao Bayern Munchen - ver aqui. Mas esse foi apenas um dos muitos momentos mágicos que lhe saíram dos pés. O argelino era dono de uma técnica fantástica e tinha pormenores deliciosos, apenas ao alcance dos predestinados. 

Ao serviço do FC Porto Madjer conquistou seis troféus oficiais - duas Ligas Portuguesas, uma Taça de Portugal, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental. O africano vestiu a camisola do FC Porto por 108 vezes e marcou um total de 50 golos de dragão ao peito.   


Vítor Baía (Jogador: 1988-1996, 1999-2007) 

O guarda-redes Vítor Baía foi o mais bem sucedido produto das escolas de formação do FC Porto. Nascido em Vila Nova de Gaia, Vítor Baía entrou no FC Porto ainda em tenra idade e foi ao lado de grandes nomes como Mlynarczyk e Zé Beto que cresceu até se tornar no melhor guarda-redes português. Dono de uma elegância e uma elasticidade impressionantes, Vítor Baía foi durante muitos anos o prototipo do guarda-redes perfeito. Sereno, seguro, ágil e rápido o português era garantia de uma baliza bem guardada.

Vítor Baía estreou se na baliza do FC Porto em 1989 - tinha dezanove anos - e ao longo da sua carreira fez mais de 400 jogos de dragão ao peito, conquistando um total de 27 títulos oficiais - no total da sua carreira conquistou 33 títulos - que fazem dele um dos atletas com mais títulos conquistados no Mundo. Trocou o FC Porto pelo FC Barcelona em 1996 mas nunca conseguiu ser tão feliz na Catalunha como era na invicta, por isso mesmo, em 1999 regressou a casa para envergar a camisola 99, que ficou para sempre associada ao seu nome. Em 2004, ano em que conquistou a Liga dos Campeões Europeus, viu a sua qualidade premiada com o troféu de melhor guarda-redes da Europa. 

Vítor Baía foi o melhor guarda redes que vi jogar pelo FC Porto e pela selecção de Portugal e é, sem dúvida alguma, uma das grandes referências da história do FC Porto, do futebol português e do futebol Mundial.


PALMARÉS




26 Ligas Portuguesas + 4 Campeonatos de Portugal





16 Taças de Portugal





19 Supertaças de Portugal





2 Ligas dos Campeões





2 Ligas Europa





1 Supertaça Europeia




2 Taças Intercontinentais

Sem comentários: