quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Volta à Europa







Na quarta jornada do campeonato alemão, o líder Bayern Munchen voltou a vencer - e convencer - desta vez na visita ao Schalke 04 por 0-2, com golos de Kroos e Muller. Pior sorte teve o campeão Borussia Dortmund que saiu derrotado do jogo com o Hamburger SV por 3-2 e vê a distância para os líderes aumentar para 5 pontos. Quem contínua a surpreender é o Eintracht Frankfurt, que desta vez foi vencer o FC Nurnberg por 1-2 e mantém-se na liderança em igualdade pontual com os bávaros. 


Destaque ainda para a primeira vitória do TSG Hoffenheim por 3-1 sobre o Hannover 96 de Sérgio Pinto - voltou a jogar 90 minutos. No outro jogo com portugueses, o VFL Wolfsburg empatou 1-1 na recepção ao Greuther Furth, com Vieirinha a entrar no jogo logo após o intervalo.

Bayern Munchen e Eintracht Frankfurt contínuam na liderança da Bundesliga com 12 pontos e a 5 pontos de distância dos adversários mais próximos. Na fundo da tabela segue o FC Augsburg, apenas com 1 ponto conquistado em quatro jornadas. 






Numa jornada em que apenas Athletic e Málaga empataram, o FC Barcelona voltou a ter dificuldades mas venceu na recepção ao Granada por 2-0, mantendo-se líder isolado com 15 pontos. O mesmo resultado fez o Real Madrid FC frente ao vizinho Rayo Vallecano, num jogo que devido a problemas eléctricos só se realizou 24 horas depois do previsto. Ainda na capital espanhola, o Atlético Madrid voltou a vencer, desta vez por 2-1 frente ao Valladolid e contínua firme na perseguição aos primeiros lugares.

Destaque ainda para mais uma derrota do Valência. Na deslocação a Palma de Mallorca, a equipa dos portugueses João Pereira - jogou os 90 minutos - e Ricardo Costa - suplente não utilizado - perdeu por 2-0 com a equipa local. Na Galiza os portugueses Pizzi, Bruno Gama, André Santos e Nélson Oliveira - os primeiros dois foram titulares e os últimos suplentes utilizados - não tiveram melhor sorte e foram derrotados em casa pelo Sevilla também por 0-2. Quem continua em grande na liga espanhola é Hélder Postiga que voltou a marcar, desta vez na vitória caseira do Zaragoza por 3-1 sobre o Osasuna. Também o Real Betis de Nélson e Salvador Agra - jogaram os 90 minutos - venceu em casa por 1-0 o Espanyol de Simão Sabrosa - foi titular no conjunto catalão - e continua num óptimo sexto lugar.

Ao fim de cinco jornadas, o FC Barcelona continua líder isolado com 15 pontos. Na perseguição ao líder Mallorca, Málaga e Sevilla seguem agora a 4 pontos de distância com 11 pontos cada um. Mais longe está o campeão Real Madrid que continua na sétima posição a 8 pontos do eterno rival de Barcelona. Nos últimos lugares da tabela seguem com apenas 1 ponto Osasuna e Espanyol, que ao fim de cinco jornadas apenas conseguiram um empate cada.. 






O Marseille continua 100% vitorioso e líder isolado da liga francesa. Neste fim de semana um golo de Amalfitano chegou para a equipa de Elie Baup vencer o Évian TG e conquistar o seu 16º ponto na competição, aproveitando o deslize do Lyon em Lille - empate 1-1 - para aumentar a sua vantagem para 4 pontos. 

O Paris SG parece ter entrado de vez no caminho das vitórias e, depois de golear o Dynamo Kyiv para a Champions League, desta vez foi a Bastia golear a equipa local por 0-4. O Sueco Ibrahimovic marcou mais dois golos e já está na liderança dos goleadores do campeonato. Destaque ainda para o empate a dois golos do Toulouse FC de Djaló - foi titular - na recepção ao Stade Rennais FC.

Ao fim de seis jornadas o Marseille continua isolado no primeiro lugar com 18 pontos, resultantes de 6 vitórias. No segundo lugar segue o Lyon, que depois da escorregadela desta jornada viu a diferença para o líder aumentar para 4 pontos. Quem continua a recuperar posições é o Paris SG que segue agora na terceira posição com 12 pontos. No último lugar continua o Troyes que até ao momento conquistou apenas 2 pontos.






A sexta jornada do campeonato holandês trouxe maior tranquilidade ao FC Twente na liderança. A equipa de Steve Mclaren venceu por 1-0 na recepção ao Heerenveen e aproveitou o empate caseiro do Vitesse - 1-1 na recepção ao Heracles Almelo - para aumentar a sua vantagem de 2 para 4 pontos.

Destaque ainda para Ajax e PSV que tiveram sortes diferentes na jornada. A equipa de Amesterdão empatou 1-1 na viajem a Den Haag, enquanto os homens de Eindhoven receberam e venceram por 3-0 o Feyenoord com mais uma grande exibição de Wijnaldum, que curiosamente foi formado na equipa de Roterdão.  

Com seis vitórias e 18 pontos o FC Twente segue isolado na liderança da liga, seguido pelo Vitesse que tem agora 14 pontos. Ajax e PSV ocupam a terceira e quarta posição respectivamente, com os mesmos 12 pontos. No fundo da tabela continua o frágil Zwolle que até ao momento conseguiu apenas 2 pontos.






Depois de um empate a zero na jornada anterior, o Chelsea FC voltou às vitórias e continua líder isolado da liga inglesa. A equipa de Di Matteo venceu o Stoke City por 1-0 com um golo marcado perto do final por Ashley Cole. Também o Tottenham de André Villas-Boas sofreu para vencer, mas acabou por conquistar a sua segunda vitória no campeonato - 2-1 frente ao QPR. 

Nos jogos grandes da jornada sorte diferente para os clubes de Manchester. O United de Alex Ferguson venceu por 1-2 - sem convencer - o Liverpool, num jogo em que os erros de arbitragem prejudicaram bastante a equipa da casa. Já o City de Mancini recebeu o Arsenal de Wenger e não foi além de um empate a 1 golo, perdendo terreno para o líder.

Destaque ainda para o West Ham do português Vaz Tê - foi titular - que empatou 1-1 em casa frente ao Sunderland. Os londrinos seguem assim num tranquilo 8º lugar. 

Ao fim de cinco jornadas o Chelsea FC continua líder com 13 pontos, seguido de perto pelo Manchester United que contabiliza menos 1 ponto. Ainda nos lugares de acesso à Champions League estão Everton e West Bromwich com 10 pontos cada. No fundo da tabela continua o Reading com apenas 1 ponto. Destaque para a péssima classificação do Liverpool que é, neste momento, 18º classificado com apenas 2 pontos conquistados. 






A Juventus continua imparável na liga italiana e desta vez voltou a somar três pontos, num jogo em que venceu o Chievo por 2-0. De mal a pior vão as equipas de Milão que voltaram a perder pontos. O FC Internazionale perdeu por 0-2 em casa na recepção ao último classificado Siena, do defesa português Neto. Já o AC Milan voltou a perder - segunda derrota consecutiva -, desta vez fora de casa por 2-1, na visita à Udinese. 

Destaque ainda para a derrota caseira da Lázio por 0-1 na recepção ao Génova e para o empate a zero do Napoli na visita a Catania. Dois resultados que deixam a "Vecchia Signora" ainda mais líder. 

Ao fim de quatro jornadas a Juventus é líder isolada da liga italiana com 12 pontos. Na perseguição ao líder seguem Nápoles e Lázio com 10 e 9 pontos respectivamente. No fundo da tabela continua o Siena com 1 ponto negativo. Um pouco acima Palermo e Pescara têm 1 ponto cada.






À passagem da quarta jornada da liga, o FC Porto chega a líder isolado. O campeão nacional goleou por 4-0 o SC Beira-Mar num jogo em que jogou desfalcado de vários titulares e, aproveitou o deslize do SL Benfica em Coimbra frente ao estudantes - empate a 2 golos -, num jogo recheado de polémica, para se isolar no primeiro lugar. 

Esta quarta jornada fica também marcada pela primeira vitória do Sporting CP. Os leões receberam e venceram o Gil Vicente por 2-1 num jogo em que as dificuldades foram muitas. Em Braga a equipa de José Peseiro regressou às vitórias com uma goleada sobre o Rio Ave FC - 4-1 foi o resultado final - no jogo que estreou Éder como goleador dos minhotos - o internacional português bisou. 

Destaques ainda para a primeira vitória do Estoril Praia, Vitória FC e Vitória SC. A equipa da Linha recebeu e venceu por 3-1 o SC Marítimo de Pedro Martins. O Vitória FC recebeu e venceu o SC Olhanense de Sérgio Conceição por 1-0 e o Vitória SC venceu no confronto com os vizinhos do Moreirense FC por 1-0.

No jogo com mais golos da jornada, CD Nacional e FC Paços de Ferreira empataram 3-3, num jogo em que a equipa de Paulo Fonseca esteve sempre a perder, mas conseguiu dar a volta com dois golos nos últimos 5 minutos. O FC Paços de Ferreira segue assim num surpreendente 4º lugar.

Ao fim de quatro jornadas, o campeão nacional liderado por Vítor Pereira já é líder isolado do campeonato com 10 pontos. No segundo lugar segue o SL Benfica de Jorge Jesus com 8 pontos conquistados. Nos últimos lugares continuam SC Beira-Mar e CD Nacional que ainda não venceram qualquer jogo e conquistaram apenas 2 pontos cada.

Sem comentários: