segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Xistralhada



ACADÉMICA COIMBRA vs SL BENFICA (2-2)


Por muita qualidade que o futebol português possa ter, há sempre personagens que destoam e fazem questão de ser figuras maiores de um espectáculo que na verdade não é - pelo menos não deveria ser - o seu. É por isso, que quando leio numa ficha de jogo os nomes de Bruno Paixão ou Carlos Xistra - para lembrar apenas aqueles que para mim são os dois piores - tenho o pressentimento de que alguma coisa não vai correr bem. Infelizmente, é muito raro estar enganado e hoje isso voltou a acontecer. Carlos Xistra voltou a ser figura maior num jogo que tinha tudo para ser emocionante e bem disputado, mas que teve e infelicidade de o ter a ele como juiz. A conclusão a que chego é sempre a mesma: este senhor é um árbitro horrível.

Quem viu os primeiros minutos do jogo de Coimbra, esperava um passeio encarnado em terra de estudantes, mas a falta de eficácia dos atacantes da luz tratou de adiar um golo que parecia certo e que acabou por demorar muito tempo - talvez demais - a chegar. A entrada da equipa de Jorge Jesus foi muito forte, com pressão alta, mobilidade, velocidade dos alas e muita qualidade técnica. O SL Benfica poderia ter chegado aos primeiros 10 minutos de jogo a vencer já por uma diferença de golos bastante elevada, mas os postes, o guarda-redes Ricardo ou a falta de inspiração dos atletas encarnados fizeram questão de manter o jogo empatado a zero e alimentar anímicamente a equipa de Pedro Emanuel. A Académica de Coimbra foi-se organizando, segurando a bola, enervando os lisboetas e na única vez que chegou à baliza do SL Benfica conseguiu mesmo o golo e a vantagem, num lance de grande penalidade que deixa algumas dúvidas - fica-me a ideia que a falta é fora da grande área. O SL Benfica acusou o golo e, verdade seja dita, só voltou a incomodar o guarda-redes Ricardo bem perto do intervalo.

A segunda parte do jogo voltou a mostrar um SL Benfica muito forte ofensivamente, a criar muitas oportunidades e, desta vez, a chegar ao golo bem cedo num lance de penalti a castigar mão na bola de Rodrigo Galo, que acabou mesmo expulso com vermelho directo. Com uma unidade a menos o jogo parecia complicar-se para a equipa da casa que perdia a vantagem e um jogador no mesmo minuto. A verdade é que a Académica de Coimbra não baixou os braços e soube levantar a cabeça, organizar-se defensivamente, dar a condução de jogo ao SL Benfica e aproveitar os contra ataques para criar perigo junto da baliza de Artur. É precisamente num desses momentos que volta a chegar à vantagem, em mais um lance de penalti, que ao contrário do primeiro não deixou qualquer dúvida, pura e simplesmente porque não existiu penalti nenhum. Hélder Cabral inventou o lance e Carlos Xistra inventou o penalti que devolveu a vantagem aos estudantes. O SL Benfica passava agora a ter 20 minutos para fazer aquilo que não estava a conseguir fazer há 70, ou seja, dar a volta a uma Académica defensivamente muito bem organizada. 

Os últimos 20 minutos da partida foram de sentido único. O SL Benfica partiu para cima da equipa de Coimbra na tentativa de chegar o mais rápido possível ao golo do empate. A jogar com um homem a mais, a equipa de Jorge Jesus conseguia colocar com facilidade dois jogadores bem abertos nas alas para tentar desequilibrar a defensiva contrária. Sálvio, que já havia inventado o lance do primeiro golo, continuou a dar que fazer ao defesas de Pedro Emanuel, mas quando chegava a hora da verdade, os postes, um defesa, o guarda redes ou a falta de pontaria dos avançados faziam questão de manter tudo na mesma e foi apenas à bomba que o SL Benfica conseguiu empatar - primeiro golo de Lima com a camisola encarnada - já demasiado perto do minuto 90. Os encarnados ainda tentaram até ao fim chegar à vitória, mas nesta fase a equipa de Coimbra foi heróica na forma como defendeu o seu "pontinho" e os jogadores de Jorge Jesus já não tinham capacidade - física e psicológica - para mais.  

O árbitro Carlos Xistra, que acumulou erros atrás de erros durante toda a partida, teve influência directa num resultado que acaba por ser injusto para o SL Benfica. No final, os encarnados acabam penalizados por uma péssima arbitragem do juiz da Covilhã e pela enorme falta de eficácia que os seus avançados apresentaram durante quase todo o jogo.


1 comentário:

Sílvia Astride Cardoso disse...

Que joguemos mal até dizer chega, que andemos desinspirados, que o treinador faça as escolhas todas erradas, ao menos essas derrotas aceitam-se porque são merecidas. Agora, quando um jogo é bom e até podia ter culminado em 3 ou 4 golos e acaba num empate que só o foi pq o árbitro é completamente miope, isso é dificil de engolir. Não me admira que estejamos num país onde se fale tanto sobre arbitragens tendo em conta a fraca qualidade desta escumalha que só devia meter o apito na boca para se engasgar com ele. E pronto. lolol *