sexta-feira, 14 de setembro de 2012

E agora sem capitão



Um mês depois do caricato incidente da Alemanha, o Conselho de Disciplina da FPF tornou pública a sua decisão de castigar o brasileiro Luisão com uma suspensão de dois meses e uma multa de 2550 euros, por agressão ao árbitro alemão Christian Fischer. A decisão do Conselho de Disciplina da FPF segue agora para a FIFA, que poderá estender a suspensão do capitão encarnado aos jogos internacionais, privando o SL Benfica do seu jogador mais experiente. 

Na minha opinião, a direcção do SL Benfica geriu demasiado mal este caso desde o início. Querer passar a imagem de que nada tinha acontecido foi absurdo e, se por um lado percebo que se queira defender um activo do clube, por outro pareceu-me errada a forma exagerada como se tentou defender o jogador em causa e confiar na sua quase impossível absolvição, desprotegendo completamente a instituição Benfica - um pouco à imagem do que aconteceu com o FC Porto no caso Hulk em 2009/2010. Para além disso, percebendo-se que o brasileiro seria "alvo" de um castigo mínimo de dois meses - ao abrigo do artigo 145º, nº1, alínea B do Regulamento Disciplinar das Competições Organizadas pela Liga de Clubes - é no mínimo estranho que o clube lisboeta não se tenha precavido para esta baixa de vulto. Se as opções defensivas ao dispor de Jorge Jesus já são poucas, com o castigo do "patrão" Luisão até 14 de Novembro - equivalente a 11 jogos - a tarefa do treinador português torna-se um pouco mais difícil. Jorge Jesus vê-se assim - uma vez mais - vítima de uma falha da organização encarnada. 

Quanto ao castigo em si, parece-me óbvio que todo o caso foi extraordinariamente exagerado pelo árbitro Christian Fischer e que a "agressão" do capitão do SL Benfica não foi tão grave como o alemão quis fazer parecer. Seja como for, a atitude de Luisão não foi condizente com a sua experiência e muito menos com o seu papel de capitão e merecia uma punição, que passou pela pena mínima possível de acordo com a lei, o que a meu ver, se aceita perfeitamente pois nunca me pareceu ser caso para mais.

No final, perdeu o SL Benfica, que fica impedido de utilizar um dos seus jogadores mais importantes durante um período crucial da época, perdeu o jogador, que vê a sua imagem manchada por uma atitude perfeitamente escusada e pouco digna de um capitão e perdeu o árbitro, que poderia - e deveria - ter adoptado uma postura mais séria e menos "queixinhas" durante e após o incidente.   

Sem comentários: