segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vezes três


SL BENFICA vs CD NACIONAL (3-0)


Tal como no jogo do estádio do Algarve, também este foi um jogo de duas partes distintas. O SL Benfica entrou em campo no seu primeiro jogo sem Javi Garcia a jogar com o belga Witsel na posição mais recuada, o que mostra a pouca confiança de Jorge Jesus em Matic, jogador que chegou ao SL Bnfica envolvido no negócio Ramires e poucas vezes foi utilizado. Jogar com Witsel no lugar de Javi Garcia trouxe um grande problema ao SL Benfica. Com o belga a jogar na posição 6, não se ganha um Javi Garcia e, pior ainda, perde-se um Witsel que é fundamental para os benfiquistas a jogar na sua posição.
A primeira parte fica marcada pela superioridade do CD Nacional. O SL Benfica não se conseguiu nunca encontrar. Não conseguiu ter o equilíbrio a meio campo que Javi oferecia e ao mesmo tempo não tinha o belga Witsel a fazer as transições defesa ataque - estava sempre demasiado recuado. Ao longo do primeiros 45 minutos, a equipa de Jorge Jesus criou apenas uma situação de perigo - remate de Salvio ao poste. Por sua vez, o CD Nacional foi uma equipa mais perigosa a quem apenas faltou eficácia na hora da finalização. Os madeirenses souberam aproveitar bem o desequilíbrio do onze benfiquista para chegar à baliza de Artur com perigo, mas verdade seja dita, não conseguiu marcar ou sequer estar perto disso. O CD Nacional desperdiçava oportunidades para se adiantar no marcador e os jogadores do SL Benfica eram presenteados com assobios por parte dos seus adeptos. Antes ainda da saída para o intervalo, Carlos Martins lesiona-se e no azar do português esteve - na minha opinião - a mudança do SL Benfica.
Com Carlos Martins lesionado, a equipa de Jorge Jesus foi obrigada a iniciar a segunda parte com Matic em campo e, verdade seja dita, o jogo mudou. Com a entrada do sérvio, Witsel foi obrigado a subir para a sua verdadeira posição e isso fez toda a diferença. O SL Benfica cresceu imenso com a influência do médio belga e começou a tomar definitivamente conta do jogo. Em apenas 5 minutos confirmou a supremacia com o primeiro golo apontado por Cardozo.

Daí até ao matar do jogo foi um salto e numa jogada perfeita de Salvio, os encarnados aumentaram para 2-0 com golo de Rodrigo, matando o jogo. A eficácia do SL Benfica - contrária à do CD Nacional na primeira parte - "matava" os madeirenses que, se já tinham abanado aquando do primeiro golo, caíram com estrondo no 2-0.
A partir do momento em que a vantagem se tornou confortável, a equipa da Luz controlou o jogo da forma que quis e op CD Nacional mostrou-se uma equipa já cansada e desiludida com o resultado, conseguindo reagir apenas nos minutos finais do encontro, mas mais uma vez chegava perto da baliza de Artur e falhava na finalização. O SL Benfica mantinha-se tranquilo no domínio da partida e aos 88 minutos acabou com o jogo num golo de Cardozo que colocou um ponto final nas dúvidas e na ténue reacção dos madeirenses.
O jogo terminou com uma vitória justa do SL Benfica - o resultado acaba por ser exagerado -, que premeia a eficácia e qualidade ofensiva dos encarnados e castiga a falta de acerto na finalização por parte dos homens do CD Nacional - principalmente no primeiro tempo.
Jorge Jesus poderá ter um problema complicado para resolver no meio campo com a saída de Javi Garcia. O espanhol, embora não muito vistoso, era fundamental na equipa e nenhum dos elementos do plantel consegue fazer o seu papel - Matic é o que mais se aproxima. Apesar desse problema - mais visível no primeiro tempo - a qualidade ofensiva do SL Benfica foi mais do que suficiente para resolver o jogo e assegurar uma vitória tranquila.
Os madeirenses, que continuam a desiludir na liga, deslocaram-se a Lisboa com intenção de contrariar o favoritismo do SL Benfica e nunca foram uma equipa defensiva ou de anti-jogo. Os comandados de Pedro Caixinha souberam aproveitar bem a desorganização do SL Benfica na primeira parte e mereciam um pouco mais de sorte - a vitória por 3-0 é exagerada. Seja como for, este CD Nacional é equipa para fazer muito mais do que tem feito até agora - apenas 1 ponto em 3 jogos.

Sem comentários: