sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Volta à Europa






À passagem da segunda jornada do campeonato, o campeão Borussia Dortmund perdeu os seus primeiros pontos na visita ao FC Nurnberg, com quem empatou a um golo. Quem aproveitou o deslize dos "Prussianos" foi o Bayern Munchen que, mais uma vez, fez questão de mostrar o seu poderio e, a jogar em casa, goleou o VFB Stuttgart por 6-0, num jogo onde Muller foi o principal destaque ao apontar dois golos.  

Numa jornada com bastantes golos, destaque ainda para as goleadas fora de Eintracht Frankfurt - 0-4 sobre o TSG Hoffenheim - e do Hannover 96 do português Sérgio Pinto - jogou os 90 minutos - que goleou na visita ao VFL Wolfsburg por 0-4.

Bayern Munchen e Eintracht Frankfurt dividem a liderança do campeonato com 6 pontos em dois jogos. O Borussia Dortmund começou a perder terreno para a equipa de Jupp Heynckes e é, à segunda jornada, 6º classificado com 4 pontos. Na cauda da tabela continuam Hamburger SV, FC Augsburg, TSG Hoffenheim e VFB Stuttgart que ainda não conseguiram qualquer ponto.  


A terceira jornada da liga espanhola ficou marcada pelo "amuo" do português Cristiano Ronaldo no jogo em que o Real Madrid venceu o Granada por 3-0. Durante o jogo Ronaldo voltou a ser dos melhores - o que não surpreende - apontado dois golos que decidiu não festejar. No final do encontro disse estar triste e a polémica ficou instalada.  

Nos outros jogos, o FC Barcelona venceu com dificuldades o Valência - João Pereira foi titular - graças a um grande golo do brasileiro Adriano. Com esta vitória os catalães são agora o único clube 100% vitorioso. Na cidade de Valência, o Levante venceu o Espanyol por 3-2, mantendo a equipa de Rui Fonte e Simão ainda com zero pontos. Mais a norte, o Deportivo, a jogar com dois portugueses no onze inicial - Pizzi e Bruno Gama - empatou a 1 bola na recepção ao Getafe e continua o seu bom início de época neste regresso à primeira liga. Por realizar está ainda o jogo entre Real Betis e Atlético Madrid que foi adiado devido à presença dos madrilenos na final da supertaça europeia.

O FC Barcelona é agora líder isolado do campeonato com 9 pontos em três jogos. Logo atrás dos catalães seguem Mallorca, Malaga e Rayo Vallecano todos com 7 pontos. O Real Madrid continua a 5 pontos do líder, tendo subido no final desta jornada para a 11ª posição. No fundo da tabela permanecem Espanyol e Osasuna que ainda não pontuaram.


Ao fim de quatro jornadas, o Paris SG conseguiu, finalmente, vencer e bem pode agradecer ao sueco Ibrahimovic que marcou os seus primeiros golos na liga, nesta vitória por 1-2 em Lille. Quem ainda não se cansou de vencer foi o Marseille que continua imbatível e líder isolado da liga francesa, tendo vencido o Rennes por 3-1 num jogo que foi tudo menos fácil - só ficou decidido nos últimos minutos. Também o Lyon teve tarefa bem complicada para vencer na recepção ao Valenciennes - 3-2 - e continuar na perseguição ao líder. Destaque ainda para o Lorient que bateu o Nancy por 3-0 e continua surpreendentemente nos lugares do pódio.

Com quatro jornadas concluídas, o Marseille continua líder isolado com 12 pontos em quatro jogos, sendo seguido de perto pelo Lyon que com 10 pontos ocupa a segunda posição. Com a primeira vitória na liga, o Paris SG subiu à sexta posição a 6 pontos do líder Marseille. Das vinte equipas que participam na principal liga francesa, o Sochaux é a única que ainda não conseguiu pontuar e por isso mesmo ocupa o último lugar da tabela.  


Na Holanda, a equipa de Steve Maclaren - FC Twente - parece não querer deixar fugir a liderança de forma alguma e num jogo extremamente complicado frente ao último classificado - VVV Venlo - precisou de 92 minutos para chegar ao golo da vitória, por intermédio de Leroy Fer na marcação de uma grande penalidade. Em Heerenveen, o Ajax, que vinha embalado por duas goleadas, voltou a perder pontos, num empate a 2 golos que afasta ainda mais a equipa de Frank de Boer do topo da tabela.

Quem continua em grande estilo é o PSV que na recepção ao AZ Alkmar venceu - e convenceu - por 5-1, num jogo em que o esloveno Tim Matavz assinou uma exibição soberba. Destaque ainda para o Vitesse que recebeu e venceu o Feyenoord por 1-0 e continua a apenas 2 pontos da liderança.

No primeiro lugar da liga continua o 100% vitorioso FC Twente - 12 pontos  . A apenas 2 pontos segue o surpreendente Vitesse e logo de seguida o PSV que nesta jornada atingiu os 9 pontos e subiu ao terceiro lugar. No fundo da tabela segue o frágil VVV Venlo que só esta semana conquistou o seu primeiro ponto.


Depois de na última jornada se ter estreado a marcar, parece que o holandês Van Persie ganhou o gosto ao golo e esta semana brindou os adeptos com um hat trick - só não foi poker porque falhou um pénalti - na vitória do Manchester United por 2-3 sobre o Southampton. Por sua vez, o Manchester City recebeu e venceu o novo clube do portugês Bosingwa - QPR - por 3-1 e mantém 1 ponto de vantagem sobre o rival e vizinho United.

Nos outros jogos da jornada o destaque vai para mais uma escorregadela do Tottenham de André Villas-Boas, desta vez na recepção ao modesto Norwich City - empate a 1 bola. Começa a faltar tempo ao técnico português e 7 pontos de diferença para a liderança, curiosamente ocupada pelo seu ex-clube, já começa a ser muita coisa.  

No jogo grande da jornada, o Arsenal visitou a cidade de Liverpool, de onde saíu com a confiança recuperada e com uma vitória por 0-2 sobre a equipa de Brendan Rodgers. Os reforços Cazorla e Podolski estrearam-se a marcar na liga e deram a primeira vitória da época aos "gunners". 

Ao fim de três jornadas o Chelsea FC continua primeiro com 9 pontos, seguido por Swansea e West Bromwich, ambos com 7 pontos. Perdido no fundo da tabela continua o Liverpool que, com apenas 1 ponto, ocupa o 18º lugar da liga inglesa.


Se na primeira jornada do campeonato italiano o AC Milan tinha surpreendido ao ser derrotado em casa pela Sampdoria, desta vez foi o arqui-rival Internazionale que, perante os seus adeptos, foi humilhado pelo AS Roma. A equipa romana, que até tinha começado mal a época - empate em casa - mostrou superioridade total sobre o Internazionale e conquistou uma justíssima vitória por 1-3. Foi também por 1-3 que o AC Milan de Allegri conquistou a sua primeira vitória da época, numa partida onde Giampolo Pazzini -curiosamente emprestado pelo Internazionale - foi a figura principal, assinando um hat trick.   

Alheia às irregularidades das equipas de Milão, a Juventus de Massimo Carrera vai vencendo e convencendo. Desta vez a "vecchia signora" visitou e goleou a Udinese por 1-4 em mais uma excelente exibição colectiva.

Nos restantes jogos, destaque para a vitória da Lázio por 3-0 sobre o Palermo e  para a vitória do Nápoles por 2-1 sobre a Fiorentina. Romanos e napolitanos continuam nos lugares de topo da liga. Destaque ainda para a vitória caseira da Sampdoria - 2-1 sobre o Siena - que desta forma continua a sua boa campanha no regresso à liga. 

Ao fim de duas jornadas, são três as equipas 100% vitoriosas - Juventus, Lázio e Nápoles - que seguem na frente com 6 pontos.



A terceira jornada da liga portuguesa fica marcada pela primeira derrota do SC Braga. Na ressaca da vitória europeia, a equipa de José Peseiro deslocou-se a Paços de Ferreira sem força para fazer frente aos locais, acabando derrotada por 2-0 e deixando assim fugir os seus rivais.

Depois da derrota do SC Braga, FC Porto e SL Benfica fizeram o que lhes competia e venceram os seus jogos. O FC Porto foi a Olhão vencer uma combativa equipa algarvia por 2-3, num jogo bastante complicado para os campeões nacionais. Já o SL Benfica recebeu o CD Nacional e depois de uma primeira parte pouco conseguida, soube dar a volta e chegar a uma robusta vitória de 3-0.

Os restantes jogos da terceira jornada da liga portuguesa não deram mais do que empates. Vitória SC e Estoril Praia protagonizaram a partida mais animada e empataram a 2 bolas na cidade de Guimarães. Beira-Mar e Moreirense ficaram-se pelo 1-1, enquanto que Gil Vicente e Vitória FC, assim como Rio Ave e Académica não foram além do nulo em jogos onde sobra muito pouco para contar. 
Para que a jornada fique completa falta jogar o SC Marítimo vs Sporting CP que, devido a compromisso europeus dos leões, foi adiado para o próximo dia 16.  

No topo da tabela seguem SL Benfica e FC Porto com 7 pontos cada. As posições seguintes são agora ocupadas por Moreirense e Paços de Ferreira ambos com 5 pontos. Nos lugares de descida encontram-se Sporting CP e CD Nacional com apenas 1 ponto conquistado - o Sporting CP tem menos 1 jogo.  

Sem comentários: