quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Triste adeus



CFR CLUJ vs SC BRAGA (3-1)

A derrota do SC Braga na Roménia colocou a equipa de José Peseiro fora das competições europeias, transformando toda esta caminhada numa enorme desilusão. Os minhotos não podem olhar para si próprios e ver a equipa mais fraca do grupo, pois claramente não o são. Nem CFR Cluj nem Galatasaray são equipas superiores ao SC Braga e, por isso mesmo, pedia-se muito mais a esta equipa. O último lugar não espelha, nem de longe nem de perto, a qualidade destes jogadores.

O jogo da Roménia voltou a mostrar um SC Braga irreconhecível. Uma equipa errada nos seus processos, sem fio de jogo, sem sentido colectivo - principalmente a defender - e pior ainda, uma equipa muito mal preparada para o adversário que ia enfrentar. É estranho e imperdoável, que a equipa do SC Braga perca duas vezes contra o mesmo adversário - de qualidade inferior aos minhotos - cometendo os mesmos erros e expondo-se desta forma ao contra ataque dos romenos. Aqui a nota negativa só pode ir para José Peseiro e aquilo que é, a meu ver, uma má preparação do jogo. Ao contrário dos minhotos, o CFR Cluj de Paulo Sérgio mostrou ter o SC Braga bem estudado, percebendo a forma de jogar da equipa e sabendo onde estavam os elementos chave a anular. Muito mérito dos romenos na forma como venceram a partida.

Se a ideia do SC Braga era entrar no jogo para ganhar - tinha que o fazer -, bem cedo se percebeu que tudo iria sair ao contrário. O CFR Cluj apresentava uma linha defensiva muito sólida e bem dura e lá na frente colocava dois homens de grande mobilidade - Rafael Bastos e Rui Pedro - acrescentando-lhes um rapidíssimo Sougou. Inacreditavelmente, até porque todos estes jogadores passaram muito tempo no campeonato português, os minhotos pareceram surpreendidos com esta forma de jogar e, pior ainda, mostraram que não vinham preparados para lhe fazer frente. Foi nesta constante luta desequilibrada entre uma perdida defesa do SC Braga e um inteligente e eficaz ataque do CFR Cluj, que Rui Pedro construiu a sua noite de ouro - negra para os de Braga - em pouco mais de 30 minutos. O avançado, que passou pelo futebol português sem grande destaque, fez um hat trick na maior prova do futebol mundial. Para ajudar à festa e como se 3 golos sofridos não fossem o suficiente, o central Douglão teve a irreflectida e infeliz ideia de agredir um adversário, deixando a sua equipa a jogar apenas com dez unidades. Aqui morreu o SC Braga europeu. Pelo meio de tanta desgraça, o brasileiro Alan ainda foi capaz de marcar um golo, que para os minhotos não foi mais do que uma amarga consolação.

Depois de arrumar com todas as hipóteses que tinha nos primeiros 45 minutos, restava ao SC Braga subir ao relvado na segunda parte para, pelo menos, se redimir da má imagem deixada. Mas a tarefa era extremamente complicada. O SC Braga jogava apenas com dez e tinha pela frente um adversário motivado e um público eufórico com a exibição, com o resultado e com a real possibilidade de ver os romenos nos oitavos de final da prova. Durante os segundos 45 minutos o CFR Cluj continuou a ser superior ao SC Braga e a mandar completamente no jogo. Soube gerir os tempos, o ritmo e principalmente o cansaço - seu e do adversário - escolhendo criteriosamente os momentos certos para atacar. Até ao final da partida o marcador não sofreu qualquer alteração mas, verdade seja dita, bem podia ter acontecido não fosse a eficácia de Beto e a ajuda dos postes da sua baliza - por duas vezes negaram o golo a Camora.

No final, fica a enorme desilusão de ver um SC Braga bem reforçado e repleto de bons jogadores ficar fora das competições europeias. Agora que os minhotos estão fora, esperemos que os romenos do CFR Cluj avancem para os oitavos de final. Afinal de contas são uma das equipas mais "portuguesas" da Champions League. 

Sem comentários: