terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cair com estrondo



BASILEIA vs SC PORTUGAL (3-0)

Se o Sporting CP não tem muito de que se orgulhar nesta caminhada europeia 2012/2013, a forma como se despediu dela foi verdadeiramente desastrosa. Numa palavra, a carreira do Sporting CP nas competições europeias deste ano foi vergonhosa - nas provas nacionais não anda longe disso. 

Num jogo em que os leões eram obrigados a vencer para manter esperanças de qualificação - mesmo assim dependiam de terceiros - tudo correu demasiado mal. A equipa treinada por Vercauteren nunca se encontrou no jogo, andou perdida, sem fio de jogo, sem imaginação, sem velocidade e pior do que tudo, sem a garra e a determinação que apesar de tudo eram características dos tempos de Sá Pinto. Talvez o português não fosse o treinador ideal para o Sporting CP, mas  verdade é que com o belga as coisas continuam na mesma, o que me leva a uma conclusão que há muito defendo: O problema do Sporting CP está muito para lá de maus jogadores ou maus treinadores. 

Falar de um jogo em que o Sporting CP simplesmente não quis participar, sem criticar severamente a equipa de Alvalade é tarefa ingrata e quase impossível. Os leões, que uma vez mais, entraram mal no jogo e se apanharam a perder relativamente  cedo, nunca foram capazes de dar uma resposta e contrariar o futebol eficaz mas previsível de um Basileia que está longe de ser um colosso europeu. Tinha obrigação de fazer muito mais. 

A perder, e mesmo sabendo que o outro jogo do grupo corria a seu favor - o Genk venceu o Videoton - o Sporting CP foi sempre uma equipa incapaz de esboçar uma reacção que animasse os seus jogadores, a sua equipa técnica e os seus adeptos. Cabisbaixos, os homens de verde e branco desesperavam pelo fim de mais um pesadelo. Mas o mais incrível estava para vir. Ao minuto 58 Cabral é expulso e do céu cai uma divinal ajuda para os leões. A jogar contra dez era possível voltar a erguer a cabeça e sonhar com o resultado positivo. Nada mais errado! Nesta fase, o Sporting CP não só não foi capaz de se superiorizar ao Basileia, como ainda conseguiu a proeza de jogar pior e cometer mais erros do que anteriormente. Resultado: Os leões conseguiram sofrer mais 2 golos e deixar a europa debaixo de uma enorme humilhação. 

No meio de tanta desgraça, o Sporting continua a cometer os mesmos erros do início da temporada. As alterações ao 11 continuam a não fazer sentido. A táctica não convence minimamente e as exibições variam entre o sofrível e o miserável. Vai-se aproveitando Rui Patricio, que cada vez mais se afirma como um dos melhores guarda-redes da actualidade. Se o Sporting CP é obrigado a vender este seu activo - talvez o único com mercado - nem quero imaginar onde vai parar esta equipa. 

Sem comentários: