terça-feira, 20 de novembro de 2012

Três tristes tigres



Daquilo que foi o jogo no Gabão nem sequer vou falar porque não vale o esforço. Tudo correu mal e foi demasiado ridiculo para merecer qualquer tipo de destaque. O que me parece verdadeiramente lamentável no meio disto tudo, é o ping pong de acusações/insultos que o treinador Paulo Bento, a FPF e o dirigente Jorge Nuno Pinto da Costa fizeram questão de protagonizar. Mas vamos por partes:

1- Que as convocatórias de Paulo bento são uma comédia todos nós sabemos e, como parece óbvio, não vai mudar. O que me parece de todo absurdo, é que o seleccionador português venha a público dizer que não tem que se justificar perante ninguém! Caríssimo Paulo Bento, que tal justificar-se perante um país inteiro? Afinal de contas é seleccionador de Portugal e não de um qualquer Paulo Bento Futebol Clube - embora por vezes pareça. Claro que pode convocar quem quer e lhe apetece mas, se de repente, as exibições e os resultados deixam de ser aqueles que os adeptos exigem - o que por acaso até está a acontecer -, então terá muito que explicar. 

Como é possível que um jogador em grande forma como Eliseu continue de fora das opções, mesmo quando Fábio Coentrão está lesionado? Pior ainda, como é possível que Sílvio apareça nesta convocatória - nem suplente é no Atl. Madrid - e o mesmo Eliseu continue de fora? Infelizmente não fica por aqui e o caso mais paradigmático é mesmo o de Hugo Viana. O médio do SC Braga sofre um tratamento por parte do seleccionador que faz lembrar os tempos de escola e aqueles miúdos que são sempre excluídos dos jogos da bola e colocados de parte, até ao dia em que falta alguém para fazer número e não há outra hipótese senão colocar o excluído em jogo. Há coisas inexplicáveis e nem mesmo a história do "é preciso observar jogadores" justifica tantas asneiras numa convocatória só. Aliás, se a ideia era observar jogadores, então não faz sentido nenhum que Custódio, João Moutinho e Varela - muito utilizados noutras ocasiões - tenham sido alguns dos mais utilizados e jogadores como Hélder Barbosa tenha jogado apenas 10 minutos e outros como Neto e Rúben Ferreira nem sequer tenham jogado. Afinal de contas o jogo era contra o Gabão! Enfim... muito mais havia para falar sobre as convocatórias de Paulo Bento e a suposta independência com que as faz, mas por hoje vamos ficar por aqui.

2- Que a Federação Portuguesa de Futebol não funciona e está recheada de gente duvidosa, que eleição após eleição lá vai permanecendo e fazendo vida, não é novidade para ninguém. O que é inacreditavel é a forma "manhosa" como vários elementos tentam justificar uma injustificável ida ao Gabão, para disputar um jogo que, tal como todos sabiam menos os senhores dos oito andares da FPF, não iria trazer nada de positivo para ninguém. Como todos perceberam, a equipa de Paulo Bento viajou para África com o objectivo de ganhar dinheiro e não para preparar o que quer que seja. Ao contrário do que foi possível ler no comunicado da FPF, não existe qualquer "entusiasmo crescente" dos adeptos portugueses - muito pelo contrário - e a ver pelas últimas exibições da equipa das quinas - em jogos oficiais e particulares - este "entusiasmo" que se tem traduzido em audíveis coros de assobios, corre um sério risco de continuar a aumentar. Para quem não "promove nem alimenta polémicas", a FPF tem mostrado uma postura e um comportamento - ano após ano, década após década - completamente errado. Mudam-se alguns rostos, mas não se mudam as tendências e muito menos os maus vícios.

3- Que Jorge Nuno Pinto da Costa tem toda a razão quando critica o jogo da selecção no que a adversário e data diz respeito, parece-me indiscutível. Que a FPF nunca foi independente e tem uma postura completamente diferente perante os grandes clubes europeus e os clubes portugueses, também me parece óbvio. Pinto da Costa encheu-se de razão para dizer o que todos sabem há muitos anos. O que Jorge Nuno Pinto da Costa não pode exigir, é que o seleccionador nacional - seja ele qual for - trate os jogadores da forma que ele quer. Mesmo não concordando com a gestão de Paulo Bento - e é difícil concordar -, o presidente do FC Porto não pode nunca dizer algumas das coisas que disse. Ficou mal ao líder portista a forma desproporcional como se referiu a Paulo Bento. Se o presidente do FC Porto já tinha ficado mal nesta triste fotografia, o clube não ficou melhor depois do comunicado que decidiu publicar. É certo que muitas verdades estão escritas no comunicado dos azuis e brancos, mas outras coisas há que eram totalmente escusadas. Paulo Bento foi rude - para ser simpático - na forma como respondeu às criticas de Jorge Nuno Pinto da Costa, mas o FC Porto foi pelo mesmo caminho publicando um comunicado que em nada dignifica a sua instituição e quem a dirige.  


Mais um triste episódio que só prejudica o futebol português. Pessoas como Paulo Bento, Jorge Nuno Pinto da Costa e Fernando Gomes - não sei se foi ele que escreveu o comunicado mas é ele o presidente da FPF - tinham obrigação de se comportar muito melhor. Aguardemos os próximos episódios para ver onde isto vai parar!

Sem comentários: