quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Olá esperança



SL BENFICA vs CELTIC GLASGOW (2-1)

Um jogo muito bem conseguido e dois golos - Ola John e Garay - que poderiam ter sido muitos mais, mantêm o SL Benfica no sonho do apuramento e, tal como o próprio treinador admite, garantem o segundo objectivo europeu da época: pelo menos a Europa League já não foge. 

Aquilo que o SL Benfica fez no estádio da luz ao longo dos 90 minutos de jogo, assim como aquilo que o Celtic Glasgow não fez - não sei se por não saber ou não querer mas estes escoceses fora de casa são irreconhecíveis - mostrou bem a realidade deste grupo. Apesar da classificação actual e seja qual for o duo de apurados, não me restam dúvidas nenhumas de que os encarnados são a segunda melhor equipa. O problema foi começar a mostra-lo demasiado tarde e a este nível isso paga-se. Na minha opinião - e já o digo desde essa altura - o jogo que "tramou" a equipa de Jorge Jesus não foi a surpreendente vitória dos escoceses na recepção ao FC Barcelona, mas sim a vitória dos mesmos escoceses na visita à Rússia. Nessa altura, parecia-me que o Celtic Glasgow iria ser o verdadeiro rival dos portugueses. Assim foi!

A verdade é que entre portugueses e escoceses, se já havia ficado a ideia - na altura do jogo da Escócia - que o SL Benfica era muito superior, ontem foram retiradas todas as dúvidas. A precisar de vencer para manter a esperança, os encarnados entraram em jogo motivados e com vontade de resolver a partida rapidamente. Com Ola John e Salvio a emprestar muita velocidade e irreverência às alas, a equipa de Jorge Jesus criava perigo lance após lance. Não espantou que logo aos 7 minutos o holandês inaugurasse o marcador, num lance pleno de oportunidade. Com o golo, o SL Benfica cresceu ainda mais e os escoceses que até então estavam remetidos à sua defesa, por lá continuaram explorando a única coisa em que são realmente perigosos, as bolas paradas. É precisamente num lance de bola parada que o gigante Samaras, contra a corrente do jogo, empata a partida - muitas culpas para Artur - e leva a sua equipa para intervalo com um injusto ponto no bolso.

Se o SL Benfica tinha entrado em jogo com vontade de mostrar a sua supremacia e tinha sentido na boca o amargo de um empate injusto, voltou a mostrar no início do segundo tempo a determinação necessária para levar de vencida os escoceses. Estes, por sua vez, voltaram a confiar na sorte que os tem protegido para levar da Luz o apuramento. Os encarnados fizeram por não deixar e lançaram-se para uma segunda parte de absoluto domínio e constante assalto à baliza de Forster - grande exibição - que ia segurando o empate conforme podia. Mas nem mesmo a grande exibição do guarda-redes inglês foi capaz de "roubar" pontos à equipa portuguesa e, depois de muito insistir - e merecer - o golo do argentino Garay - um grande jogador a merecer destaque - ao 70 minutos de jogo colocou o SL Benfica na frente do marcador, fazendo renascer a esperança da qualificação e dos milhões que esse feito representa.

O SL Benfica foi sempre superior aos escoceses e tirando os lances de bola parada, só mesmo nos últimos minutos, com os encarnados mais recuados, é que o Celtic Glasgow conseguiu ter espaço e vontade para criar relativo perigo. Seja como for, nunca esteve verdadeiramente perto do empate e o resultado final acaba por ser justíssimo para a equipa de Jorge Jesus. O SL Benfica parte agora para a última jornada com a difícil tarefa de fazer em Barcelona - contra a melhor equipa do mundo - o mesmo resultado que os escoceses forem capazes de fazer em casa frente ao frágil Spartak Moskva. Depois de duas belas exibições em casa, esperemos que o acordar do SL Benfica europeu não tenha surgido tarde demais. Caso contrário resta a Europa League, o que seria uma enorme desilusão!

Sem comentários: