quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Di Matteo despedido



Depois de há mais ou menos 6 meses atrás ter sido campeão europeu com uma equipa por quem ninguém dava nada, o italiano Di Matteo - até começou muito bem a época - não resistiu a uma série de maus resultados que atiraram a sua equipa para o 3º lugar da Premiere League e para o 3º lugar do Grupo E da Champions League, acabando despedido pelo russo Roman Abramovich. 

Já se percebeu que a capacidade do russo para entender futebol é proporcional à dificuldade que tem em esbanjar dinheiro, ou seja, nenhuma. Já se percebeu também, que o russo tem tanta facilidade em apaixonar-se pela capacidade de um treinador como em fartar-se do mesmo - veja-se o exemplo Villas-Boas que custou uns belos milhões e poucos meses aguentou no comando do Chelsea. Roman Abramovich, como qualquer pessoa que nada percebe de futebol, exige resultados imediatos a um "projecto" novo, não admitindo sequer dar aos intervenientes o tempo necessário para construir uma verdadeira equipa de futebol - talvez tenha sido mal habituado pela extraordinária capacidade de Mourinho. Tal como qualquer pessoa que nada percebe de futebol, Roman Abramovich acha que trocar de treinador a cada seis meses é a solução para os problemas de uma equipa que o que precisa é de crescer. Ter dinheiro para ser dono de um grande clube não faz deste russo um "expert" em futebol.

Desde que José Mourinho saiu do Chelsea FC - 2007/2008 - já passaram pelos blues de Londres seis treinadores - Avram Grant; Scolari; Guus Hiddink; Ancelotti; Villas Boas e Di Matteo. Neste mesmo período de tempo o Chelsea FC conseguiu vencer a Premiere League uma única vez, curiosamente com Ancelotti ao comando - o treinador que por lá permaneceu mais tempo.

Resta esperar pela decisão de Abramovich e ver para que lado acorda o milionário russo. Muitos presidentes de clubes por esse mundo fora devem estar a fazer figas para que o senhor do Chelsea FC decida bater mais uma clausula de rescisão. 

Sem comentários: