segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Leão foi feliz



SPORTING CP vs SC BRAGA (1-0)

Depois de oito jogos seguidos sem conseguir sentir o sabor de uma vitória, eis que o Sporting CP volta a vencer. Um golo a frio de Wolfswinkel aos 4 minutos foi o suficiente para os leões levarem de vencida os minhotos e reduzirem a distância que os separa de 10 para 7 pontos. Vercauteren consegue vencer pela primeira vez no comando do Sporting CP - ao segundo jogo realizado -, num jogo contra uma das melhores equipas do futebol português. Poderá este triunfo ser um tónico de mudança para os leões de Alvalade, num momento em que já muita coisa se perdeu esta época? Os próximos jogos encarregar-se-ão de responder.

O jogo de Alvalade começou com o golo do Sporting CP numa altura em que nenhuma das equipas tinha tido tempo de se superiorizar ao adversário. O golo madrugador dos leões teve um efeito devastador no futebol do SC Braga que, durante largos minutos, andou à procura do seu próprio futebol e era uma equipa completamente perdida em campo. A equipa da casa, a jogar melhor do que nos últimos jogos, sentia-se confortável com o nervosismo do adversário mas, ainda assim, não conseguia garantir superioridade e bastou um lance para o jogo voltar a mudar. Aos 15 minutos, Éder teve na cabeça o empate mas Patrício foi soberbo na forma como evitou o golo dos minhotos. Com este lance, a equipa de José Peseiro parece ter percebido do que era capaz e voltou a equilibrar um jogo que acabou por ser disputado até ao fim.

Com o resultado desequilibrado ao intervalo, a equipa do SC Braga, não querendo deixar fugir ainda mais os dois primeiros classificados, apostou tudo na reviravolta. José Peseiro fez questão de manter a sua equipa bastante ofensiva e motivada no assalto à baliza de Patrício. O problema estava precisamente aqui. O guarda-redes português fez uma exibição de tal forma brilhante que foi, sem qualquer tipo de dúvida, a figura maior do jogo. O número 1 dos leões e da selecção nacional foi enorme a segurar os três pontos da sua equipa, principalmente nos últimos 20 minutos de jogo, altura em que o Sporting CP começou a cair e o SC Braga dominava. Os minhotos lutaram até ao fim  por um golo que insistiu em não aparecer. Os leões, ao contrários de outras ocasiões, viram a felicidade sorrir em alguns momentos decisivos do jogo e conseguem conquistar 3 pontos que afastam um pouco mais a equipa da linha de água. Ainda assim há muito trabalho a fazer.

No final da partida, o SC Braga bem se pode queixar da sorte que traiu a equipa em vários momentos e do árbitro Pedro Proença, que de forma inacreditável anulou um golo limpo ao capitão Alan. A vitória acaba por ser um prémio feliz para a forma como o Sporting CP se bateu, mas não deixa de ficar manchada por um erro grosseiro da equipa de arbitragem que, quer se queira quer não, acabou por ser determinante na atribuição do resultado final. Por tudo o que fez no jogo - inclusive o golo limpo que marcou - o SC Braga merecia mais. 

Sem comentários: