domingo, 4 de novembro de 2012

Resolver e controlar



SL BENFICA vs VITÓRIA SC (3-0)


Depois de ter visto o FC Porto golear o CS Marítimo no estádio do Dragão, o SL Benfica  precisava de vencer na recepção ao Vitória SC para não deixar fugir os campeões nacionais. Foi precisamente isso que a equipa de Jorge Jesus fez, sem encontrar pelo caminho grandes dificuldades.

Os vimaranenses viajaram até Lisboa com o objectivo de defender e atrasar ao máximo o golo do SL Benfica. A primeira oportunidade da partida até foi da equipa de Rui Vitória - extraordinária defesa de Artur negou o golo aos visitantes - mas, verdade seja dita, não mais se viu capacidade ofensiva ao Vitória SC e nunca mais se viu Artur em acção. Uma única oportunidade de golo, mesmo que em casa de um dos grandes candidatos ao titulo, é muito pouco para quem luta pelo acesso às competições europeias. Apesar do susto inicial, a equipa de Jorge Jesus dominou por completo a partida e se o primeiro golo chegou apenas aos 37 minutos, foi muito por culpa da falta de pontaria dos encarnados. Chegar ao intervalo a vencer por apenas 1-0 era curto para aquilo que foi a produção da equipa da casa.

Para a segunda parte o SL Benfica trazia o dilema entre "atacar" a goleada para ganhar vantagem sobre o FC Porto, ou aumentar a vantagem e controlar o jogo, poupando o físico dos jogadores para o desafio de quarta feira frente ao Spartak Moskva - decisivo nas aspirações do SL Benfica na Champions League. Apesar de marcar bastante cedo - 48 minutos - por intermédio de Cardozo, Jorge Jesus tomou a decisão mais acertada e fez a equipa descansar com bola, controlando o jogo. O Vitória SC mostrava-se inofensivo e sem capacidade para reagir à vantagem benfiquista, pelo que não eram precisos grandes esforços para meter no bolso 3 pontos que permitem ao SL Benfica chegar ao topo da liga, a par do FC Porto. A partir do segundo golo encarnado o jogo foi perdendo interesse e qualidade com o passar do tempo. O Vitória SC era uma equipa mais do que conformada com a derrota e o SL Benfica mostrava-se satisfeito com a vantagem que tinha, nada que impedisse Lima de fazer o gosto ao pé e colocar o resultado em 3-0. 

Se com 2-0 o SL Benfica abrandou, com o terceiro golo quase convidou o Vitória SC  a ficar com a bola para si. Os minhotos foram fazendo os possíveis para não sofrer muitos golos, mas quando era necessário atacar mostravam ser uma equipa curta e limitada. Nem mesmo a expulsão de André Gomes - lance escusado do jogador português - foi capaz de espevitar um Vitória SC mais morto do que vivo. Os encarnados foram deixando o tempo correr até ao apito final sem grandes preocupações - embora lhes faltasse apenas 1 golo para ficar em vantagem sobre o FC Porto - e o Vitória SC, completamente derrotado, foi somando minutos de coisa nenhuma e vendo morrer nas suas próprias limitações a esperança de fazer, pelo menos, um golo no estádio da Luz. 

O SL Benfica foi um justo vencedor, num jogo em que dominou do início ao fim. Os encarnados somaram os três pontos que necessitavam para não deixar fugir o FC Porto e só não marcaram mais golos porque a eficácia não foi a melhor. De qualquer forma o jogo permitiu a Jorge Jesus gerir o esforço dos seus jogadores, numa altura em que existem problemas no meio campo e se aproxima um jogo decisivo para o futuro do clube na Champions League. 

Sem comentários: