quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Não foi preciso carregar muito



FC PORTO vs DINAMO ZAGREB (3-0)

Depois de algumas tarefas bem mais complicadas, o FC Porto recebia uma equipa teoricamente frágil e demasiado limitada para fazer frente ao poder de fogo dos dragões. Seja como for, o treinador Vítor Pereira não foi em cantigas e, dos habituais titulares, apenas os recém regressados de lesão Fernando e Alex Sandro e o ainda lesionado Maicon, ficaram fora do jogo - os dois primeiros no banco e o último na bancada. O treinador portista deixava a mensagem de que queria uma equipa séria, forte e a dar espectáculo.

Verdade seja dita que na primeira parte o espectáculo foi lento. O FC Porto, apesar de dois sustos, percebeu que não precisava de correr e pressionar muito para ultrapassar sem dificuldades a equipa Croata. Assim, foi trocando os olhos ao adversário com o habitual carrossel do meio campo. Com uma circulação quase sempre acertada e, aqui e ali, abrilhantada com alguns momentos de classe, os portistas foram esgotando o seu adversário a todos os níveis. Num desses momentos de classe a equipa de Vítor Pereira chegou mesmo ao golo, por autoria do seu capitão - Lucho Gonzalez -, alcançando uma vantagem que obviamente não mais iria largar.

Saído para intervalo com um resultado positivo e a promessa do primeiro lugar - sem esquecer 1 milhão de euros pela vitória -, faltava ao campeão nacional trazer para o jogo mais agressividade e velocidade para, quem sabe, conseguir um resultado histórico. A segunda parte, uma vez mais dominada - sem espanto - pela equipa portuguesa, foi bem mais agradável de ver. Com o meio campo do FC Porto bastante inspirado - Lucho e Moutinho estão em grande forma - os croatas foram condenados a ver jogar. Nestes segundos 45 minutos o FC Porto chegou ao golo por duas vezes - Moutinho e Varela - mas, verdade seja dita, os golos poderiam ter sido mais, não fosse alguma falta de eficácia na hora de rematar.

No final, o resultado de 3-0 aceita-se perfeitamente. O FC Porto venceu sem qualquer dificuldade, num jogo em que foi claramente superior. Destaque para mais uma grande exibição de Moutinho coroada com um golo de belo efeito. Os portistas continuam no primeiro lugar do grupo e discutirão o topo da classificação em Paris. Para já fica a garantia de mais três pontos - o FC Porto já é a equipa com mais pontos conquistados na Champions League 2012/2013 - e 1 milhão de euros em caixa. Excelente percurso europeu da equipa de Vítor Pereira.

Sem comentários: