segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Volta à Europa







À oitava jornada do campeonato alemão, o FC Bayern Munchen voltou a golear e continua imbatível na liderança da liga. Desta vez, a vítima dos bávaros foi o Fortuna Dusseldorf, que apesar de jogar em casa, não conseguiu evitar os cinco golos da equipa de Jupp Heynckes. Pior sorte teve o campeão Borussia Dortmund, que após uma surpreendente derrota caseira -  1-2 na recepção ao FC Schalke 04 - fica ainda mais longe da liderança - já são 12 pontos de diferença.


Os portugueses desta liga alemã voltaram a sair derrotados de mais uma jornada. O WFL Wolfsburg de Vieirinha - jogou 61 minutos - perdeu com o FC Freiburg por 0-2 e o Hannover 96 de Ségio Pinto - jogou 77 minutos - perdeu por 3-1 na desllocação a Frankfurt, onde defrontou o Eintracht.

Noutros jogos, destaque ainda para a vitória do Werder Bremen sobre o Borussia M'gladbach por 4-0. A equipa de Thomas Schaaf continua a recuperar posições na tabela enquanto o Borussia M'gladbach do suiço Lucien favre permanece no modesto 13º lugar.

Bayern Munchen continua líder isolado da Bundesliga com 24 pontos em 8 jogos. Os bávaros são neste momento o melhor ataque - 26 golos marcados - e a melhor defesa - apenas 2 golos sofridos - da liga alemã. Na perseguição ao líder sefue o Eintracht Frankfurt com 19 pontos. O campeão Borussia Dortmund vai-se afastando cada vez mais e segue agora no quarto lugar com apenas 12 pontos conquistados. No fundo da tabela continua o WFL Wolfsburg com 5 pontos conquistados, os mesmos do recém promovido Greuther Furth. 






O campeonato espanhol continua a ter dois líderes que seguem lado a lado. FC Barcelona e Atlético de Madrid voltaram a vencer os seus jogos e seguem no topo da classificação com 22 pontos. A equipa de Tito Vilanova foi à Corunha vencer 4-5 o Deportivo local, num jogo de grande emoção, marcado pelos dois golos do português Pizzi e pelo hat trick de Leonel Messi. Já o Atlético de Madrid voltou a ter em Falcao a sua principal figura. Desta vez o colombiano marcou o golo da vitória sobre a Real Sociedad, na marcação de um livre directo a apenas 1 minuto do final da partida. 

Destaque ainda para as vitórias de Málaga - 2-1 sobre o Valladolid - e Real Madrid - 2-0 sobre o Celta de Vigo - que assim continuam, com 17 e 14 pontos respectivamente, na perseguição aos primeiros lugares. Por sua vez, o Espanyol - sem portugueses em campo - conquistou a primeira vitória na liga - 3-2 sobre o Rayo Vallecano - mas continua nos lugares de descida. Também o Zaragoza de Hélder Postiga - marcou o primeiro golo da partida - venceu em Granada - 1-2 -, dando um importante passo na fuga aos últimos lugares.

Ao fim da oitava jornada, FC Barcelona e Atlético de Madrid continuam líderes - 22 pontos - seguidos por Málaga - 17 pontos - e Real Madrid - 14 pontos. Os ultimos lugares da tabela são ocupados por Espanyol e  Osasuna, que em 8 jogos disputados apenas conseguiram conquistar 5 pontos.






Depois de um inicio de época fabuloso, o Marseille vai já na terceira jornada seguida sem vencer. Este semana a equipa de Elie Baup foi derrotada pelo Troyes - 1-0 - já bem perto do apito final e perdeu a liderança da liga para o PSG que, depois um inicio comprometedor, aparece agora em grande forma e a recuperar o tempo perdido. Desta vez a equipa de Carlo Ancelotti venceu o Stade de Reims por 1-0 com um golo do luso-francês Kevin Gameiro. Também o Lyon de Remi Garde venceu o Brest - 1-0 - e segue na perseguição aos líderes, a apenas 1 ponto de distância. 

Destaque ainda para a estrondosa vitória do Valenciennes sobre o Lorient - 6-1 - e para a goleada do Toulouse - Djaló jogou 63 minutos - sobre o Évian TG - 0-4. A equipa treinada por Alain Casanova continua num excelente 4º lugar.

Após 9 jornadas o PSG iguala o Marseille na liderança do campeonato. As duas equipas seguem na frente com 19 pontos conquistados. No último lugar do pódio permanece o Lyon com 18 pontos. Nos últimos lugares da tabela continuam Troyes e Nancy com apenas 5 pontos conquistados. 






À nona jornada da liga, o líder FC Twente voltou a perder pontos - empate 1-1 na deslocação a Kerkrade para defrontar o Roda - e vê os perseguidores - PSV e Vitesse - aproximarem-se cada vez mais. A jogar em casa o PSV venceu por 3-2 o Willem II, com o golo de Tim Matavz - 82 minutos - a resolver um jogo bastante complicado. Bem menos difícil foi o jogo do Vitesse, que na visita ao NAC Breda venceu por 0-3, num jogo em que Bony Wilfried voltou a ser estrela ao bisar - já lidera os melhores marcadores com 10 golos.  

Destaque ainda para mais uma escorregadela do Ajax - empate 3-3 com o Heracles Almelo. A equipa de Frank e Boer vê os seus rivais afastarem-se cada vez mais e vai já a 5 pontos da liderança.  

Apesar do empate, o FC Twente continua lider da liga holandesa com 22 pontos, mas começa agora a sentir a pressão de PSV e Vitesse que seguem logo atrás com 21 pontos. No último lugar da liga permanece o VVV Venlo com apenas 3 pontos conquistados.  






O fim e semana futebolístico de Inglaterra fica marcado pelo grande jogo entre Tottenham e Chelsea. O treinador português  André Villas-Boas recebeu a sua ex-equipa - treinada agora pelo seu ex-adjunto - e perdeu por 2-4. Com esta vitória, o Chelsea continua líder isolado da liga, enquanto o Tottenham cai para a 5ª posição. Na perseguição ao líder continuam as equipas de Manchester, que neste fim de semana voltaram a vencer. A equipa de Alex Ferguson recebeu o Stoke City e venceu por 4-2, num jogo em que Rooney foi figura ao marcar três golos - um dos quais na própria baliza. Por sua vez o Manchester City de Roberto Mancini venceu por 1-2 na visita ao West Bromwich, com Dzeko em grande destaque - marcou aos 80 e 90 minutos dando a volta ao jogo.  

Destaque ainda para mais uma derrota do Arsenal - 1-0 na visita ao Norwich City. A equipa e Arsene Wenger já vai em 9º lugar a 10 pontos a liderança. De mal a pior vai o QPR do português Bosingwa - jogou 90 minutos - que apesar dos muitos reforços continua sem vencer - empate 1-1 na recepção ao Everton. 

Ao fim de oito jornadas o Chelsea de Di Matteo continua na liderança da liga com 22 pontos. Na perseguição ao líder segue o duo de Manchester com menos 4 pontos - 18 pontos. Os últimos lugares continuam entregues a Reading e QPR que ainda não venceram nesta edição da liga e, por isso mesmo, têm apenas 3 pontos cada, fruto de três empates.






Na oitava jornada da liga italiana a Juventus volta a isolar-se na liga, após vencer o Napoli por 2-0. Neste jogo que colocou frente a frente os dois primeiros classificados da liga, o campeão foi mais forte e resolveu nos últimos 10 minutos com golos de Cáceres e Pogba. Quem aproveitou a derrota do Napoli para se aproximar do 2º lugar foram Internazionale e Lázio que venceram as suas partidas e colocaram-se a apenas 1 ponto os napolitanos. A equipa de Andrea Stramaccioni, com Cassano em grande forma, venceu o Catania por 2-0. Já a equipa de Vladimir Petkovic venceu na recepção ao AC Milan de Allegri por 3-2 e, além de se aproximar do segundo lugar, colocou os milaneses num angustiante 15º lugar. 

Destaque ainda para a vitória da AS Roma no terreno do Génova - 2-4. Com esta vitória a equipa de Zdenek Zeman, que contou com mais um grande jogo de Osvaldo, colocou-se nos lugares europeus. 

No primeiro lugar da liga italiana segue isolada a Juventus com 22 pontos, mais 3 do que o segundo classificado Napoli, que soma 19 pontos. Internazionale e Lázio seguem no terceiro lugar com 18 pontos cada. No último lugar da liga continua o Siena do português Neto, que após ter começado a época com 6 pontos negativos, tem agora 2 pontos conquistados.

Sem comentários: