terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sabor amargo



MAN UNITED vs SC BRAGA (3-2)


Foi enorme a primeira parte do SC Braga em pleno Old Trafford. A qualidade do futebol da equipa de José Peseiro, a atitude, o empenho e a concentração fizeram o Manchester United tremer, Alex Ferguson revirar os olhos de raiva e o Old Trafford cair numa profunda ansiedade. O SC Braga entrou em jogo como se em casa jogasse e, melhor ainda, como se o colosso europeu fosse ele próprio. Se a equipa inglesa já havia ficado "atarantada" com a atitude dos portugueses, pior ficou quando Alan inaugurou o marcador logo aos 2 minutos. Mas o descaramento da equipa de José Peseiro não ficaria por aqui e, aos 20 minutos, depois de Éder envergonhar Evans perante a Europa inteira - vénia a mais uma grande exibição do internacional português -, Alan voltou a marcar e um boquiaberto Old Trafford assistia a uma lição de futebol dada pelo SC Braga ao gigante de Manchester. O SC Braga controlava o jogo, trocava a bola com qualidade, provocava e enervava o adversário mas, infelizmente, a história - assim como este texto - não acaba aqui. Pouco depois de sofrer o segundo golo, o Manchester United conseguiu, num lance com muita sorte à mistura, reduzir a desvantagem para 1-2. Os ingleses, que verdade seja dita não mereciam o golo, entusiasmaram-se e conseguiram equilibrar o jogo até ao intervalo. 

Na segunda parte a história do jogo mudou. Como era de esperar, os ingleses entraram a todo o gás e a mostrar que queriam dar a volta ao jogo. Como é óbvio, o poderio de uma equipa que tem Rooney, Van Persie, Chicharrito e ainda se dá ao luxo de ter Nani no banco, colocou em sentido a equipa do SC Braga. Os minhotos sabiam que iam sofrer e precisavam de o saber fazer. Recuaram as linhas, organizaram-se e cerraram os dentes para defender a vantagem que conquistaram no primeiro tempo. Mas - infelizmente - se no primeiro golo o Manchester United tinha beneficiado de alguma sorte, o golo do empate - numa fase em que a equipa inglesa estava por cima - é o lance mais feliz que Alex Ferguson poderia esperar num jogo como este. Os ingleses conseguiam igualar a partida e ganhar a confiança e fôlego necessários para ir em busca dos 3 pontos. O SC Braga tudo fez para guardar pelo menos 1 ponto, mas um Manchester United entusiasmado e um estádio cheio a puxar pela equipa eram quase impossíveis de parar. Assim, e já numa altura em que a pressão dos ingleses era enorme, Chicharrito consegue - excelente golo do mexicano - dar a vantagem à equipa inglesa. A partir daí o Manchester United passou a sentir-se confortável no jogo e a controlar as operações até ao apito final. O SC Braga merecia outro resultado - principalmente pela primeira parte que fez - mas a maior experiência do Manchester United aliada ao enorme talento dos seus jogadores, ofereceram à equipa de Alex Ferguson os 3 pontos e a liderança do grupo.

Apesar da derrota, a equipa portuguesa merece os parabéns pela excelente exibição que fez em Inglaterra. Jogar assim em Old Trafford, perante um dos maiores clubes do Mundo não é para qualquer um e, o SC Braga tem vindo a provar que não é um clube qualquer!

Sem comentários: