terça-feira, 2 de outubro de 2012

Volta à Europa








À sexta jornada do campeonato alemão, o Bayern Munchen voltou a vencer e continua a dominar por completo a prova. Desta vez a vítima dos bávaros foi Werder Bremen, que apesar de jogar em casa acabou derrotado por 2-0, num jogo que apenas ficou resolvido nos últimos 10 minutos. Em Dortmund, o Borussia Dortmund regressou às vitórias e logo com um expressivo 5-0 sobre o Borussia M'gladbach. Marco Reus foi a estrela do campeão ao bisar na partida.


Os portugueses desta liga alemã tiveram a mesma pouca sorte e saíram ambos derrotados. A jogar em Hamburgo frente ao Hamburger SV, o Hannover 96 de Sérgio Pinto - jogou os 90 minutos - foi derrotado por 1-0 com um golo de Rudnevs. Já o VFL Wolfsburg de Vieirinha - jogou os 90 minutos - foi derrotado em casa na recepção ao FSV Mainz 05 por 0-2 e vai-se arrastando pelos últimos lugares da tabela.

Destaque ainda para mais uma vitória do recém promovido Eintracht Frankfurt, desta vez por 2-1 na recepção ao SC Freiburg com dois golos de Alexander Meier.

Bayern Munchen é líder isolado da Bundesliga com 18 pontos em 6 jogos. No segundo lugar continua o surpreendente Eintracht Frankfurt com 16 pontos. O campeão Borussia Dortmund segue agora no terceiro lugar a 7 pontos da liderança. Com apenas 2 pontos conquistados em 6 jogos, o FC Augsburg continua como último classificado.






Numa jornada recheada de golos - 35 - o principal destaque vai para a goleada do campeão Real Madrid CF na recepção ao RC Deportivo, num jogo em que participaram seis portugueses - Cristiano Ronaldo e Pepe pela equipa da casa e Zé Castro, Pizzi, Bruno Gama e Nelson Oliveira pelos visitantes. Cristiano Ronaldo foi a estrela do encontro e fez o seu primeiro hat-trick da época. Num dos jogos mais espectaculares da jornada, o FC Barcelona venceu na visita ao Sevilla FC por 2-3. Os catalães estiveram a perder por 2-0 mas com dois golos de Fabregas e um de Villa - este na compensação - conseguiram dar a volta ao resultado e vencer.

Destaque ainda para a goleada do Málaga de Eliseu e Duda - o primeiro jogou 70 minutos, o segundo não saiu do banco - ao Real Betis de Nelson e Salvador Agra - o primeiro jogou os 90 minutos, o segundo saiu aos 12 - por 4-0. Com mais esta vitória o Málaga permanece nos lugares de acesso à Champions League. Noutro confronto entre portugueses, o Valencia de João Pereira - saiu aos 49 minutos - levou a melhor sobre o Zaragoza de Hélder Postiga - jogou os 90 minutos - vencendo por 2-0. Quem continua em grande é o Atlético Madrid de Tiago - jogou os 90 minutos - que foi a Barcelona vencer o Espanyol de Simão Sabrosa e Rui Fonte - O primeiro saiu aos 46 minutos, o segundo entrou aos 35 - com um golo solitário de Raúl Garcia. 

Ao fim da sexta jornada o FC Barcelona continua 100% vitorioso e é por isso líder isolado com 18 pontos. Na segunda posição segue o Atlético Madrid com 16 pontos, mais 2 pontos do que o Málaga que é terceiro. O campeão Real Madrid ocupa agora a sexta posição com 10 pontos conquistados. No fundo da tabela continua o Espanyol que conquistou apenas 1 ponto.






À sétima foi de vez e, o líder Marseille, foi pela primeira vez derrotado na liga francesa. A proeza foi conseguida pelo Valenciennes que goleou a equipa de Elie Baup por 4-1. O Lyon, que seguia na perseguição ao líder saiu derrotado desta sétima jornada. A equipa de Rémi garde foi derrotada em casa por 0-2 na recepção ao Bordeux. Quem aproveitou os deslizes de dois dos principais candidatos ao título foi o Paris SG que conseguiu mais uma vitória, desta vez por 2-0 na recepção ao Sochaux, subindo assim ao segundo lugar.

Destaque ainda para mais uma derrota do Lille. desta vez a equipa de Rudi Garcia saiu derrotada por 2-0 da visita ao Rennes e já vai na 15ª posição a apenas 2 pontos dos lugares de descida. 

Apesar da derrota bem pesada o Marseille continua líder da liga francesa com 18 pontos conquistados. No segundo lugar segue agora a equipa da capital - Paris SG - com 15 pontos e no terceiro está agora o Lyon com 14 pontos. No fundo da tabela continua o Troyes com apenas 2 pontos conquistados ao fim de sete jogos.






Na sétima jornada do campeonato holandês, Ajax e FC Twente protagonizaram o jogo da jornada. A equipa de Amesterdão levou a melhor e conseguiu derrotar o conjunto Steve Mcclaren pela primeira vez esta temporada, num jogo que terminou com o resultado em 1-0. Aproveitou o Vitesse que venceu por 1-2 na deslocação ao terreno do FC Ultrecht e voltou a aproximar-se da liderança. 

Destaque ainda para duas estrondosas goleadas. Na recepção ao NEC, o Feyenoord de Ronald Koeman venceu por 5-1, com Graziano Pellè - 2 golos - e Lex Immers - 3 golos - em grande destaque. Na visita a Venlo, o PSV de Dick Advocaat venceu por 0-6, com Dries Mertens e Jurgen Locadia a assinarem um hat-trick cada. 

FC Twente continua líder isolado com 18 pontos, agora apenas a 1 ponto de distância do Vitesse que é segundo. PSV e Ajax seguem juntos na terceira posição com 15 pontos. No fundo da tabela continuam Willem II e VVV-Venlo com apenas 3 pontos.






Depois de um início comprometedor, o Tottenham de André Villas-Boas parece ter encontrado de uma vez por todas o caminho das vitórias e, neste fim de semana, conseguiu a vitória mais surpreendente da jornada por 2-3 em casa do Manchester United. Noutro jogo grande da jornada, o Chelsea venceu o derby londrino por 1-2 e trouxe de casa do Arsenal 3 preciosos pontos que o mantêm isolado na liderança. Ainda em Londres, o Manchester City visitou o Fulham e conseguiu uma vitória arrancada a ferros. Dzeko deu os 3 pontos ao campeão a 3 minutos do fim.

Destaque para a primeira vitória do Liverpool esta temporada. A equipa de Brendan Rodgers venceu por 2-5 na visita ao Norwich City, num jogo em que Suarez fez hat-trick e Nuri Sahin se estreou a marcar no campeonato inglês. Também em grande destaque esteve o português Ricardo Vaz Tê que no fecho da jornada marcou um golo na vitória do West Ham sobre o QPR por 1-2.

Ao fim de sete jornadas o Chelsea de Di Matteo continua na liderança da liga com 16 pontos conquistados. No segundo lugar segue o Everton com 13 pontos e no terceiros os dois rivais de Manchester - United e City- com 12 pontos cada. Reading e QPR são os últimos classificados da liga com apenas 2 pontos.






Na sexta jornada da liga italiana o AC Milan de Massimiliano Allegri voltou a perder pontos - empate a um golo em Parma - e já é 11º classificado a 9 pontos da liderança. Quem continua de pedra e cal no topo da classificação são a Juventus e o Napoli. Depois do empate da última jornada, a vecchia signora fez questão de brindar os seus adeptos com mais uma bela exibição e uma grande vitória por 4-1 sobre a AS Roma. Já o Napoli continua a mostrar capacidade para lutar pelo título italiano e foi vencer ao terreno da Sampdoria por 0-1.

Destaque ainda para a vitória do Internazionale por 2-1 na recepção à Fiorentina e para a vitória da Lázio por 2-1 na recepção ao Siena do português Neto - jogou os 90 minutos. As equipas de Andrea Stramaccioni e Vladimir Petkovic seguem em igualdade pontual no terceiro lugar. Destaque também para o hat-trick de Micolli que ajudou o Palermo a conquistar a sua primeira vitória - 4-1 sobre o Chievo - e a sair dos lugares de despromoção.

No primeiro lugar da liga italiana seguem Juventus e Napoli ambos com 16 pontos, seguidos por Internazionale e Lázio que contam até ao momento 12 pontos. Nos últimos lugares estão agora Siena e Cagliari com apenas 2 pontos conquistados.






Uma semana depois de se isolar no comando da liga portuguesa, o FC Porto de Vítor Pereira voltou a ser apanhado no topo pelo SL Benfica de Jorge Jesus, fruto de um empate dos campeões nacionais em Vila do Conde por 2-2 e de uma vitória dos encarnados por 2-1 na visita a Paços de Ferreira. 

No dérbi minhoto, o SC Braga de José Peseiro provou o seu favoritismo e venceu fora o rival Vitória SC de Rui Vitória por 0-2. Quem não acerta o passo nem por nada é o Sporting CP que, uma semana depois de conquistar a primeira vitória na prova, voltou a escorregar em casa, desta vez frente ao GD Estoril Praia num jogo que terminou com o resultado em 2-2.

Em Barcelos teve lugar o jogo que rendeu mais golos na quinta jornada da liga. Os gilistas receberam e venceram o Moreirense por 4-3 num excelente jogo de futebol. Em Olhão, a equipa local foi derrotada pelo Nacional por 1-2 e caiu para os lugares de despromoção. Já em Aveiro, o Beira-Mar não foi além de um empate na recepção ao Vitória FC e continua no fundo da tabela classificativa. 

Destaque ainda para a primeira vitória da Académica nesta liga. A equipa Pedro Emanuel, que ainda não perdeu qualquer jogo, foi à Madeira vencer o Marítimo por 0-2, subindo agora à quinta posição da tabela.

Ao fim de cinco jornadas a liga portuguesa volta a ser liderada pela dupla SL Benfica e FC Porto, ambos com 11 pontos. Segue-se o SC Braga com 10 pontos conquistados. No último lugar da liga continua o SC Beira-Mar com apenas 3 pontos.

Sem comentários: