domingo, 2 de junho de 2013

Negócio ou futebol?



Nova época em perspectiva e novo bilionário que, não sabendo o que fazer para gastar tanto dinheiro (já comprou casas e mansões e ainda assim se achou com muito), decidiu investir no AS Monaco FC, neste regresso da equipa do principado ao escalão máximo do futebol francês. 

Ainda a época 2012/2013 não arrefeceu e o senhor Dimitry Rybolovlev já viu sair da sua imensa conta bancária mais de 100 Milhões de Euros para garantir o concurso de alguns dos melhores jogadores da actualidade (70 Milhões em James e Moutinho do FC Porto e 45 Milhões em Falcao do Atl. Madrid), mas a coisa não fica por aqui e, depois de ter acrescentado o veterano Ricardo Carvalho a este trio, começam a vir a lume nomes de grandes estrelas como Tevez ou Hulk. Esta tem sido uma prática cada vez mais comum em clubes que teimam em não atingir um determinado patamar de sucesso ou em não conseguir regressar a um passado de glória que em tempos tiveram. Uma prática que, cada vez mais, tem feito deste desporto um negócio de transacções de homens e talentos, onde o amor à camisola e o futebol pelo espectáculo são cada vez mais uma ilusão. É certo que este tipo de investimento tem a capacidade de tornar mais fortes e mediáticos alguns campeonatos que se vão perdendo na mediocridade (o francês é um exemplo disso) e só assim é possível que alguns dos melhores jogadores do mundo troquem projectos ambiciosos em grandes clubes europeus (em certos casos clubes de topo) por uma vida de luxo num "paraíso" qualquer. Mas poderá alguém criticar um homem que quer viver e desfrutar de todo o luxo (ao alcance de muito poucos) que um principado como o Mónaco tem para oferecer? 

O futebol deixa, cada vez mais, de ser futebol para se tornar num negócio e numa forma de investimento. Triste é que tudo isto vá acontecendo à sombra do tal Fair-Play financeiro com que o senhor Platini tanto gosta de encher a boca, mas que não passa de uma grande treta!


nota: tendo em conta alguns dos jogadores já contratados pelo clube do principado assim como o seu passado desportivo (James, Moutinho, Falcao e Ricardo Carvalho) e tendo em conta alguns dos rumores de futuras transferências (Hulk, Álvaro Pereira), poderá o AS Monaco trocar o vermelho pelo azul e branco?

Sem comentários: