quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Champions League: Resumo (Oitavos de Final)




1ª Semana

Na primeira semana dos Oitavos de Final da Champions League, os principais destaques foram o autêntico atropelamento da Juventus FC ao Celtic FC e o empate do Manchester United FC em pleno Santiago Bernabéu. A Vecchia Signora passeou pela Escócia e mostrou à Europa do futebol que o apuramento dos escoceses e, pior ainda, a vitória sobre o FC Barcelona, não tinham passado de um puro acidente. Os homens de Neil Lennon não têm - nem de perto nem de longe - estofo para a maior prova futebolística do mundo e, verdade seja dita, estar nos Oitavos de Final já é um enorme prémio - até o Rod Stewart chorou.

Em Madrid, a turma de Alex Ferguson pode ter dado um passo importante para arruinar de vez a época desportiva de José Mourinho, empatando 1-1 perante um favorito Real Madrid CF. Com uma postura extremamente mais defensiva do que é habitual, os ingleses foram capazes de travar os caminhos da baliza aos madrilenos e vão partir para a segunda mão com a ligeira vantagem de marcar fora de casa contudo, quando um jogo coloca frente a frente duas equipas tão poderosas e dois treinadores tão competentes tudo pode acontecer. Esperam-se 90 minutos de grande emoção em Old Trafford, local onde José Mourinho já foi extremamente feliz, curiosamente também nos Oitavos de Final da prova em 2003/2004.

Ainda em Espanha, o Valência CF recebeu o milionário Paris SG e saiu derrotado por 1-2. Os franceses mostraram que estão muito mais evoluídos como equipa -  quem os viu no Dragão e quem os vê agora - e que acertaram em cheio na contratação do brasileiro Lucas. Por sua vez, Ibrahimovic voltou aprovar que tem tanto de bom jogador como de falta de inteligência e, fruto de mais um disparate, acabou expulso perto do fim. Os espanhóis apresentaram um futebol pobre e tirando a muita garra e vontade - por vezes em excesso - pouco mais foram capazes de fazer, pelo que se prevê quase impossível a tarefa de dar a volta ao resultado e à eliminatória na cidade luz.

Um excelente resultado conseguiram os alemães do BV Borussia Dortmund na deslocação à Ucrânia onde defrontaram o perigoso FC Shakhtar Donetsk. A equipa de Jurgen Klopp deu um passo importante rumo aos Quartos de Final ao marcar dois golos fora e, mesmo não tendo vencido o jogo - mérito da equipa ucraniana - é o grande candidato a outsider da prova e pode surpreender muita gente. Os campeões em titulo da Bundesliga apresentam um futebol de grande qualidade e uma equipa extremamente sólida onde brilham jogadores como Kuba, Reus, Gotze e Lewandowski, comandados por um dos melhores treinadores da actualidade. Uma equipa a seguir com atenção. 


2ª semana:

Na segunda semana dos Oitavos de Final, o destaque vai, como não podia deixar de ser, para a derrota do FC Barcelona em Itália aos pés do AC Milan. Os catalães não conseguiram impor o seu futebol e inacreditavelmente Messi terminou o jogo sem conseguir um único remate à baliza de Abbiati. Os italianos foram justos vencedores, apresentaram um futebol consistente e souberam esperar o erro do adversário para matar o jogo, tendo agora todas as condições para trazer da Catalunha o tão desejado apuramento e fazer cair o principal candidato à vitória final. Mas atenção, pois do outro lado está o FC Barcelona e é bem possível que o Tiki-Taka faça estragos em Camp Nou.

Bem menos surpreendente, principalmente se tivermos em conta a qualidade das duas equipas, foi a vitória do FC Bayern Munchen na cidade de Londres sobre o Arsenal CF. A equipa de Arsene Wenger nunca foi capaz de contrariar o poderio alemão e saiu derrotada e praticamente afastada de mais uma competição oficial. Os alemães, que na época passada já eram uma excelente equipa - perderam na final com o Chelsea FC -, são hoje em dia um conjunto quase perfeito, construído de forma criteriosa por um treinador de enorme experiência. Nesta época, o FC Bayern Munchen é, ainda mais do que no passado, um dos grandes candidatos ao título - a par dos dois grandes clubes espanhóis.

No Estádio do Dragão, o único representante português ainda em prova dominou por completo o estreante Málaga CF. Os espanhóis viajaram para Portugal como a grande sensação da primeira fase - venceram o grupo à frente de AC Milan, Zenit e Anderlecht - e como a defesa menos batida da prova, mas cedo se percebeu que não seriam capazes de praticar o futebol que tantos elogios lhes valeu noutros jogos - mérito do FC Porto que foi extremamente pressionante. No final, o resultado acaba por ser simpático para a equipa de Pellegrini pois, tendo em conta o caudal ofensivo dos portugueses, a eliminatória poderia perfeitamente ter ficado fechada. Em Málaga, o jogo será com certeza diferente mas a equipa da Andaluzia precisa de fazer muito mais para quebrar a consistência e qualidade do campeão português.

Na Turquia jogou-se o menos entusiasmante de todos os jogos desta fase da prova. Apesar do excelente naipe de jogadores, reforçado agora com a enorme qualidade de Sneijder e Drogba, o Galatasaray Sk não conseguiu levar de vencida os alemães do FC Schalke 04 que, fruto de um golo marcado fora, vão mesmo em vantagem para o jogo da segunda mão. A equipa turca continua a mostrar-se pouco consistente e colectiva, o que nesta fase da prova, mesmo estando a jogar contra um adversário teoricamente acessível pode custar bastante caro. Por sua vez, os alemães, mesmo não deslumbrando e apresentando um futebol frio e quase cínico, mostraram-se muito mais fortes colectivamente e, acima de tudo, mais preparados para disputar a próxima eliminatória da prova. 

Sem comentários: