quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sair sem brilho e sem €



SC BRAGA vs GALATASARAY (1-2)

No estádio AXA jogava-se a despedida do SC Braga europeu época 2012/2013. Frente a um adversário que ainda aspirava ao apuramento - e conseguiu-o - os minhotos jogavam pelo prestigio, pelo seu "bom nome" e por mais 1 milhão de euros em caixa, que nos tempos que correm dão muito jeito. No final da partida, o apuramento, os 3 pontos e o Milhão de euros viajaram com o Galatasaray para a Turquia. O SC Braga abandona as competições europeias de cabeça baixa e de mãos a abanar - no que ao último jogo diz respeito.

A equipa de José Peseiro foi a que melhor entrou e percebeu o jogo. Jogando com velocidade e com a inteligência de jogadores como Alan e Mossoró, foi amarrando o Galatasaray num teia da qual os turcos não conseguiam sair. A praticar um futebol atrativo e consistente o SC Braga chegou ao merecido golo por intermédio do seu melhor jogador em campo - Mossoró. Num belo momento de inteligência e técnica, o número oito deu à sua equipa a merecida vantagem. Antes, já o brasileiro tinha servido de bandeja Éder e o compatriota Paulo Vinicious, mas estes desperdiçaram duas belas oportunidades de colocar os bracarenses em vantagem. Até ao intervalo e, com a excepção de um lance em que Quim foi obrigado a uma defesa difícil, o SC Braga continuou a dominar o jogo e a criar lances suficientemente perigosos para merecer uma vantagem maior. Alan, já perto do intervalo, falhou a derradeira oportunidade de matar o jogo. O árbitro deu por terminada a primeira parte e, a partir daqui, o jogo nunca mais iria ser o mesmo. 

Depois de uma primeira parte completamente dominada pelo SC Braga, coube ao Galatasaray assumir as despesas do segundo tempo. Os turcos a precisar, e de que maneira, da vitória em Braga, até porque o CFR Cluj ia vencendo surpreendentemente em Old Traford, fizeram pelo vida e foram atrás de um jogo no qual ainda não tinham conseguido entrar. A segunda parte no Estádio AXA foi bem mais repartida do que a primeira, com ligeiro ascendente da equipa visitante, que se mostrou bem mais certeira na finalização do que aquilo que o SC Braga tinha conseguido ser. A verdade é que enquanto os portugueses falharam inúmeras oportunidades de golo - principalmente no primeiro tempo -, os turcos em apenas três grandes momentos marcaram por duas vezes, e a terceira só não entrou porque o poste fez o papel de Quim. Num jogo que tinha tudo para ser uma despedida sorridente do SC Braga, a falta de capacidade defensiva e o nervosismo acumulado a cada lance perdido ou falhado traíram a equipa da casa, que acabou por permitir mais uma reviravolta no marcador, fechando as competições europeias sem um único ponto conquistado em casa. 

O SC Braga despediu-se sem glória das competições europeias e viu os seus adeptos despedirem-se da equipa com um enorme coro de assobios e do treinador José Peseiro com uma enorme mancha de lenços brancos acenados ao vento. No espaço de uma semana, o treinador português volta a sentir os dois lados da paixão futebolística dos adeptos. Se na sexta feira foi elevado a herói ao eliminar o FC Porto da taça de Portugal, na noite de ontem foi novamente apontado como principal culpado de mais uma derrota e, acima de tudo, da saída inglória e cabisbaixa da Champions League. Tudo isto no espaço de cinco dias. No futebol, passar de bestial a besta ainda é demasiado fácil!

Sem comentários: