terça-feira, 28 de agosto de 2012

Volta à Europa


A primeira jornada do campeonato alemão não trouxe qualquer surpresa aos adeptos e os dois maiores candidatos ao título - Borussia Dortmund e Bayern Munique - venceram. O Borussia recebeu e venceu um atrevido Werder Bremen por 2-1 num jogo bastante animado em que o grande destaque foi o reforço Marco Reus - grande exibição - e claro, a estrela da companhia Mario Gotze que a dez minutos do fim marcou o golo da vitória. Já a equipa da Baviera teve um passeio em Furth onde venceu o recém promovido Greuther por claros 0-3, num jogo em que o reforço Mario Mandzukic foi a estrela maior. 

Nos restantes jogos, destaque para a grande exibição do português Vieirinha coroada com uma assistência para Bas Dost marcar aos 90 minutos o golo com que o Wolfsburg venceu em Estugarda.


Naquela que foi a segunda jornada do campeonato espanhol, os dois grandes candidatos ao título tiveram sortes diferentes. O campeão Real Madrid perdeu em Getafe por 2-1 num jogo em que os madrilenos fizeram uma exibição muito aquém das expectativas. Já o Barcelona voltou a vencer, desta vez por 1-2 no terreno do Osasuna, num jogo recheado de polémica e em que Messi voltou a ser herói. 

Noutros jogos, destaque para o empate a 3 golos entre Valência e Deportivo naquele que foi o jogo com mais portugueses em campo - João Pereira, Ricardo Costa, Bruno Gama, Pizzi e Nélson Oliveira. O extremo Pizzi foi a figura maior de um jogo em que Ricardo Costa acabou expulso já perto do fim. De vento em popa seguem Rayo Vallecano e Valladollid que voltaram a vencer. O primeiro em Sevilha frente ao Bétis e o segundo na recepção ao Levante, seguindo assim no pelotão da frente. No último jogo da jornada, o Atlético Madrid recebeu e venceu o Athletic Bilbao por convincentes 4-0. Falcao voltou a ser estrela ao assinar o seu primeiro hat trick nesta edição da Liga e o português Tiago ainda entrou em jogo a tempo de fechar a contagem marcando o golo da noite.

No topo da tabela seguem Barcelona, Rayo Vallecano e Valladollid com 6 pontos cada. A equipa de Mourinho continua num modesto 14º lugar e já a 5 pontos da liderança.


À passagem da terceira jornada da liga francesa, o Marseille continua em grande forma e conquistou mais uma vitória sendo agora líder isolado com 9 pontos em 3 jogos, beneficiando do empate do Lyon a 1 golo em Evian. Desta vez, a vítima do Marseille foi o campeão Montpellier que segue no 18º lugar com apenas 1 ponto e vai sendo uma das grandes desilusões.

Em Paris, mora um novo rico PSG que continua a não encontrar forma para vencer. Apesar dos milhões investidos em grandes estrelas, os resultados não aparecem e a equipa de Ancelotti vai no 3º empate consecutivo - os últimos dois a zero - e segue num modesto 11º lugar a sete pontos do líder.   


Em mais uma jornada cheia de golos - desta vez foram 27 - os três principais candidatos voltaram a vencer e convencer. Twente e PSV venceram os seus jogos por 1-3 na condição de visitantes, enquanto que o Ajax não fez a coisa por menos e, depois de na semana passada ter goleado por 6-0, desta vez goleou no Amsterdam Arena o NAC Breda por 5-0, num jogo em que Siem De Jong voltou a fazer uma exibição de grande nível coroada com 2 golos. A equipa de Amesterdão já leva 13 golos em apenas 3 jogos.  

Nos restantes jogos destaque para Feyenoord e Vitesse que conseguiram importantes vitórias fora de casa contra Heracles (1-2) e Willem (0-2) respectivamente, seguindo na perseguição ao líder.

No final da terceira jornada o Twente continua isolado com 9 pontos em 3 jogos, seguido por um grupo de quatro equipas com 7 pontos - Ajax, Vitesse, RKC e Feyenoord. 


Na jornada em que o holandês Van Persie se estreou a marcar pelo Manchester United, naquela que foi a primeira vitória dos "red devils" na liga - 3-2 sobre o Fulham -, o destaque vai para mais uma escorregadela do Tottenham de Villas-Boas, que desta vez empatou a 1 bola em casa frente ao West Browmwich. 

No início de uma nova era, o Arsenal de Arsène Wenger  também não foi além de um empate a zero frente ao Stoke City e ainda não foi capaz de vencer na liga. Logo ali ao lado, o Chelsea continua a sua gloriosa caminhada e assinou mais uma bela exibição e vitória - 2-0 sobre o Newcastle - com Torres e Hazard novamente em destaque. A surpreender toda a gente continua o Swansea de Michael Laudrup que vai aliando excelentes exibições com vitórias e segue 100% vitorioso, sendo que desta vez a vítima foi o West Ham (3-0).

No jogo grande da jornada o Liverpool até foi superior ao Manchester City e esteve por duas vezes em vantagem, mas os erros defensivos não deixaram a equipa de Brendan Rodgers ir além de um empate a 2 golos. 

O Chelsea segue na frente do campeonato com 9 pontos - mais um jogo - seguido de perto pelo surpreendente Swansea - 6 pontos e menos um jogo. Bem perto da cauda da tabela - 16º lugar - continua o Liverpool que até agora conquistou apenas 1 ponto.


O campeonato Italiano começou com Juventus e Internazionale FC a vencer e a convencer. A "vecchia signora" venceu em casa o Parma por 2-0 num jogo em que Pirlo assinou mais uma excelente exibição. Já o Internazionale FC, com Milito em grande destaque, venceu fora o Pescara por 0-3. A luta pelo título promete ser entre estes dois.

Bastante desfalcado pelos movimentos do mercado e ainda demasiado frágil, o AC Milan de Allegri começou a época da pior forma ao ser derrotado em casa por um recém promovido Sampdoria (0-1) que não mostra, nem de perto nem de longe, o brilho de outros tempos. 

Nos restantes jogos da jornada destaque para a vitória do Napoli em Palermo por 3-0. Os napolitanos prometem, mais uma vez, fazer uma época em grande estilo. Já a Udinese, sem alguns dos habituais titulares, foi derrotada em Florença por 2-1. O adversário do SC Braga poupou muitos jogadores para o jogo de terça feira e acabou derrotado após uma exibição bastante cinzenta. O jogo em que alinhou o único português presente na liga italiana - ex-Nacional Neto - terminou com o empate a 1 golo. O Siena conquista assim o seu primeiro ponto seguindo no lugar de lanterna vermelha com -5, depois de ter começado a época com -6 pontos devido a castigo. 

Sortes diferentes tiveram as equipas da capital. Enquanto o AS Roma de Zeman voltou a entrar aos tropeções - empate a 2 na recepção ao Catania - a Lázio de Petkovic foi a Atalanta vencer por 0-1. 


Na segunda jornada do nosso campeonato, três dos quatro candidatos ao título venceram sem dificuldade. A jogar em casa, o SC Braga de José Peseiro venceu o Beira-Mar por 3-1 com Rúben Micael em destaque, enquanto que FC Porto e SL Benfica golearam. O primeiro na recepção ao Vitória SC (4-0) e o segundo na deslocação a Setúbal (0-5). Pior sorte teve o Sporting CP de Ricardo Sá Pinto que saiu derrotado de sua própria casa na recepção ao último classificado, o Rio Ave FC (0-1).

No jogo que abriu a jornada, Académica e Olhanense empataram a 1 golo em Coimbra. Também Estoril Praia e Paços de Ferreira (1-1) assim como Marítimo e Gil Vicente (0-0) não foram além do empate. Destaque para a vitória do Moreirense sobre o Nacional num jogo em que Ghilas foi estrela ao assinar uma grande exibição coroada com dois golos.

No topo da tabela seguem SL Benfica, FC Porto e SC Braga com 4 pontos cada. O Sporting CP encontra-se agora a 3 pontos dos rivais, seguindo no 13º lugar com apenas 1 ponto.  


Sem comentários: