sábado, 6 de setembro de 2014

Mercado dos grandes - SL Benfica


Depois de uma época de estrondoso sucesso (só não digo perfeição porque a final da Liga Europa não está esquecida) o SL Benfica partiria como grande favorito à conquista do titulo nacional 2014/2015 não fosse a insistência do mercado e a necessidade premente de vender alguns (muitos diga-se) dos seus principais jogadores. É certo que dos três candidatos os encarnados foram os únicos a manter o treinador, mas não é menos certo que da base da sua equipa viram sair cinco jogadores habitualmente titulares (Oblak; Garay, Siqueira, Rodrigo e Markovic) o que permitiu aproximar o favoritismo do seu grande adversário FC Porto, algo que o início de temporada tem vindo a provar. Após as muitas saídas e os muitos rumores para entradas, o grande reforço do SL Benfica (que até contratou o GR titular do Brasil no Mundial) chama-se Enzo Perez. Quis o destino (ou qualquer coisa assim) que o multi-milionário Lim decidisse não abdicar de 30 milhões de euros (coisa que até nem lhe custaria muito de certeza) deixando os adeptos benfiquistas a respirar de alivio após o fecho do mercado... se perder cinco titulares já não foi bom, perder o mais importante deles todos seria demasiado mau e talvez mesmo irrecuperável a curto prazo.

Quem lê o texto que vou escrevendo pode ser levado a pensar que o SL Benfica apertou o cinto e contratou pouco ou nada o que uma pura ilusão. Os encarnados começaram o defeso a contratar jogadores em catadupa (não tanto como o rival FC Porto), alguns dos quais já não fazem sequer parte do plantel (coisa que não surpreende). Ao perder tanta gente deu a ideia de que o SL Benfica ficou ansioso e com necessidade de mostrar aos adeptos que não estava só vendedor, o problema é que a ansiedade de ter "cromos novos" leva a escolhas precipitadas e até mesmo erradas (veja-se o caso de Djavan, Candeias, Luiz Filipe e até mesmo Benito). Tanto nervosismo e tanta ansiedade em mostrar serviço não podia ter bons resultados e a pré-época foi a imagem disso mesmo. Mas há males que vêm por bem e se o SL Benfica fez uma pré temporada "fraquinha" e deixou os adeptos desconfiados com as capacidades do plantel, a mesma pré-época também serviu para a direcção abrir os olhos e por travão em algumas saídas (Enzo e Gaitan já estavam mais do que na porta) e arrepiar caminho atrás das vitórias. No que a caras novas diz respeito o SL Benfica tem contado neste início de época essencialmente com Eliseu e Talisca. O lateral açoriano é uma paixão antiga de Jesus que finalmente se concretiza (e já deu resultados práticos no jogo do Bessa) e o brasileiro é um jovem talentoso mas ainda à procura do seu espaço no futebol português e na equipa do SL Benfica, onde vai jogando numa posição que me parece estranha para ele. Do lado de fora e ansiosos por mostrar serviço estão certamente dois Portugueses de qualidade (Pizzi e Bebé) e um internacional Grego que não terá dificuldades em ganhar a titularidade nesta equipa (Samaris). Mesmo sobre o cair do pano e apesar de não ter perdido Enzo Perez, o SL Benfica fechou a contratação do jovem italiano Cristante, um jogador com o selo de qualidade da escola do Milan (os adeptos italianos não acharam a mínima piada à sua venda) que poderá vir ocupar a vaga deixada em aberto por André Gomes e, quem sabe, num futuro não muito longínquo, substituir Enzo Perez... é que as noticias relativas ao mercado de Janeiro já começaram a sair. Ficou-se a estranhar que no meio de tantas contratações (foram mais de 10) não tenha sido contratado um jogador capaz de substituir Rodrigo. Derley ainda não é esse jogador (nem sei se alguma vez será) e Talisca, que até tem sido a aposta de Jesus, muito menos...  porque não tentar Bebé?

Conclusão: Era impossível (financeiramente) manter um plantel com a qualidade do anterior e por isso mesmo este é um Benfica que perdeu inúmeras referências do seu 11 base e que se apresenta a um nível inferior (ainda assim alto) ao da época passada. Jardel não é Garay, Eliseu, apesar da qualidade, não é Siqueira, Markovic era um jogador único e não apareceu ninguém do nível de Rodigo para o substituir. Em suma, é um Benfica com um plantel menos equilibrado e menos rico em opções, que se apresenta diferente em todos os sectores, mas que ainda assim tem um grupo de jogadores de alta qualidade que permite ao clube ser um dos principais candidatos ao título.



Sem comentários: