domingo, 31 de agosto de 2014

CHAMPIONS LEAGUE - Análise do sorteio (Grupo H)


GRUPO H: FC PORTO; ATL. BILBAO; SHAKHTAR; BATE BORISOV



O FC Porto foi-se esquivando dos grandes "tubarões" ao longo do sorteio e a única coisa de que se pode queixar verdadeiramente é das viagens longas ao leste da Europa para defrontar Shakhtar (Ucrânia) e Bate Borisov (Bielorussia). Mas se as viagens longas são o ponto mais negativo do sorteio, o adversário teoricamente mais complicado mora mesmo aqui ao lado no vizinho País Basco. Até nisso o sorteio foi simpático com o FC Porto, pois a equipa que se pode assumir como mais complicada para os azuis e brancos é possivelmente aquela que o treinador Julen Lopetegui (também ele Basco) melhor conhecerá. Tendo em conta o investimento feito no plantel e aquilo que foi possível ver dos portistas no play-off frente ao Lille, a passagem aos oitavos de final da prova torna-se num objectivo obrigatório... mas atenção, nada de facilitismo e falta de humildade porque mesmo sendo favorito o FC Porto não vai ter um passeio pela fase de grupos da Champions League. É preciso ser competente e sério para seguir em frente.   


SHAKHTAR:
O campeão ucraniano em título e actual líder do campeonato é por óbvias razões (extra futebol) a grande incógnita desta Champions League. É certo que o clube ucraniano está repleto de jogadores de enorme qualidade (Luiz Adriano e Douglas Costa são apenas dois exemplos), mas não deixa de ser uma grande vantagem para os seus adversários o ambiente de instabilidade que se vive na Ucrânia por estes dias, já para não falar no facto de o clube não poder jogar no seu próprio estádio (bombardeado há bem pouco tempo). Sem a vantagem do seu estádio e do incrível ambiente do seu fanático público a força do Shakhtar perde-se e de que maneira. Os ucranianos fizeram sempre valer essa vantagem nas competições europeias (até porque fora de casa não costumam ser tão bem sucedidos) mas desta vez são obrigados a jogar em campo neutro a mais de 500 km de casa. Por todas as razões e mais algumas (futebolísticas e extra futebol), o Shakhtar não será este ano o clube poderoso e assustador de outras épocas, mas ainda assim, e porque o plantel está recheado de talentos, a qualidade estará sempre lá pelo que não é aconselhável desconsidera-los e não lhes dar o valor que merecem. 

Shakhtar - Equipa Tipo

ATL. BILBAO:
Para quem possa ter dúvidas em relação à qualidade dos Bascos basta lembrar que estes (mesmo sem estrelas de renome mundial) eliminaram um Nápoles repleto de craques para se apurarem para a fase de grupos da Champions League... só isso já é um sinal de respeito. A equipa basca joga junta há bastante tempo e é uma equipa de enorme competência e com um futebol de alta qualidade. Muito bem treinado pelo espanhol Valverde, o Atl. Bilbao é uma mescla de inteligência de jogo, qualidade táctica e organização com o talento nato de jogadores como Muniain ou Susaeta. Os bascos, bem à imagem do seu povo, são uma equipa lutadora, cheia de garra e que dentro do campo dá tudo ao longo dos 90 minutos. Será certamente um dos grandes candidatos a marcar presença nos oitavos de final da prova e será preciso muito trabalho para os levar de vencida, principalmente quando jogam em casa perante o seu efusivo publico. 

Atl. Bilbao - Equipa Tipo

BATE BORISOV:
Os bielorussos são claramente a equipa mais frágil deste grupo. Marcam mais uma vez presença na fase de grupos, o que acontece com alguma regularidade nos últimos anos, mas mais uma vez parecem condenados a sair das competições europeias ao fim de seis jogos (mesmo o terceiro lugar que dá acesso à Liga Europa parece difícil). Apesar de tudo poderão ter um papel fundamental na classificação final do grupo, pois sendo a equipa teoricamente mais frágil é contra ela que todos quererão fazer o pleno de pontos... mas atenção, pois a jogar em casa o Bate Borisov é uma equipa bastante perigosa (o clima também não ajuda os adversários) pelo que é bem possível que alguém escorregue no leste da Europa e deixe ficar preciosos pontos por lá.

BATE Borisov - Equipa Tipo


CONCLUSÃO: Sortes diferentes para as três equipas portuguesas presentes na Champions League 2014/2015. O SL Benfica fica colocado num grupo que à partida será disputado até ao fim e onde não se afiguram grandes diferenças de qualidade entre as quatro equipas. Talvez seja mesmo o grupo mais equilibrado da prova. O Sporting CP acabou por ter um sorteio mais simpático do que seria de esperar mas ainda assim tem uma tarefa muito complicada para se apurar. No mínimo a presença nas eliminatórias da Liga Europa deve ser garantida mas a equipa de Marco Silva quer mais do que isso e tem condições para lutar pelo principal objectivo até ao fim. Já o FC Porto apesar das longas viagens que terá de fazer e apesar de visitar o muito complicado País Basco tem a obrigação de passar aos oitavos de final e lutar até o fim pelo primeiro lugar do seu grupo, onde afinal de contas, é mesmo o principal favorito.   

Sem comentários: