domingo, 31 de agosto de 2014

CHAMPIONS LEAGUE - Análise do sorteio (Grupo G)


GRUPO G: SC PORTUGAL; CHELSEA FC; SCHALKE 04; MARIBOR




Tendo em conta que os leões estavam no terceiro pote, o sorteio até acabou por ser simpático para a equipa de Alvalade, permitindo ter esperança num apuramento para os oitavos de final da prova. Olhando para o grupo, percebe-se que a equipa agora treinada por Marco Silva terá ainda assim uma tarefe muito complicada pela frente. De qualquer forma as possibilidades de apuramento são reais e o Sporting CP tem de lutar por elas, o que passa por vencer obrigatoriamente os dois jogos frente ao adversário mais frágil do grupo (NK Maribor), o que permitirá também ter vantagem numa possível luta pelo terceiro lugar. Chelsea FC e Schalke 04 são, até mesmo pela experiências em provas internacionais, os principais candidatos ao apuramento, mas se os londrinos se destacam muito de todos os outros adversários, já a diferença entre os alemães e os portugueses não será assim tão gritante de forma a excluir à partida o Sporting CP da luta pela próxima fase. Apesar das dificuldade e da difícil tarefa, os leões têm uma importante palavra a dizer. 


CHELSEA FC:
Depois do fracasso desportivo do ano passado, o Chelsea FC de José Mourinho está obrigado a regressar às vitórias. Vencer a Champions League será um sonho complicado de realizar mas os ingleses têm de se assumir como candidatos, até porque desta vez as desculpas utilizadas pelo treinador ao longo da época passada deixarão de ser válidas perante os adeptos. É um projecto de milhões (muitos milhões mesmo) e é a própria imagem e competência de José Mourinho que estão em causa. Um plantel que se dá ao luxo de contar com jogadores como Hazard, Oscar, Fabregas, William ou Diego Costa (e agora novamente Drogba) tem que ser claramente candidato a mais do que na época anterior. A fase de grupos não será um passeio para os ingleses mas, verdade seja dita, estão (quase) obrigados a acaba-la em primeiro lugar.

Chelsea FC - Equipa Tipo
  
SCHALKE 04:
Os alemães do Schalke 04 são uma presença já assídua nestas andanças de Champions League. A equipa de Gelsenkirchen apresenta habitualmente um conjunto muito sólido e que costuma criar muitas dificuldades aos seus adversários (principalmente quando joga em casa). O treinador Jan Keller tem uma equipa sem grandes mudanças e à sua disposição conta com jogadores de qualidade superior como Draxler, Huntelaar, Sam ou Boateng para provocar estragos nas equipas adversárias e marcar presença nos oitavos de final da prova. Os alemães são uma equipa muito bem trabalhada, muito forte táctica e fisicamente e com jogadores que pela sua qualidade podem fazer a diferença. Não sendo uma das equipas de Top europeu, os homens de Gelsenkirchen devem ser respeitados. O histórico do Sporting CP com equipas alemãs (nunca jogou com o Schalke 04) é no mínimo desagradável, mas esta poderá ser uma boa oportunidade para mudar a história. Um Sporting muito forte e competente poderá superar esta equipa alemã.

Schalke 04 - Equipa Tipo
  
MARIBOR:
O NK Maribor é claramente a equipa mais frágil do grupo e aquela que todos pretendem "usar" para garantir os seis pontos. Sendo claramente inferior a todos os outros adversários, o destino dos eslovenos deverá passar pelo afastamento das provas europeias. Ainda assim poderão ter (e terão quase de certeza) um papel importante na definição da classificação final do grupo. A jogar em casa estas equipas superam-se e tornam-se adversários complicados de bater, pelo que quem não tiver a competência suficiente para levar de vencida o Maribor na Eslovénia poderá dar um passo em falso nas suas ambições. Para o Sporting é extremamente importante vencer os dois jogos contra os eslovenos e depois, quem sabe, esperar que os alemães do Schalke 04 saiam de lá menos candidatos do que aquilo que à partida são. 

NK Maribor - Equipa Tipo

Sem comentários: