sábado, 30 de agosto de 2014

CHAMPIONS LEAGUE - Análise do sorteio (GRUPO C)


GRUPO C: SL BENFICA; BAYER LEVERKUSEN; ZENIT; AS MONACO


Dos clubes portugueses em prova, o SL Benfica é aquele que tem a tarefa teoricamente mais complicada. Não tendo apanhado nenhum dos grandes "tubarões" do futebol europeu, saiu-lhe em sorte um grupo de enorme equilíbrio, com equipas de qualidade e recheadas de bons jogadores (em certos casos muito dinheiro também) e alguns velhos conhecidos que trazem boas e más memórias aos encarnados (Javi Garcia, Witsel e Garay encaixam no primeiro caso, Villas-Boas, Moutinho e Hulk encaixam no segundo). Num grupo onde não há um grande favorito ao apuramento o SL Benfica tem a história do seu lado pois ainda há bem pouco tempo afastou (sem dificuldades diga-se) Zenit e Bayer Leverkusen de provas europeias. Ainda assim, só um SL Benfica de grande qualidade e extremamente competente será capaz de seguir em frente num grupo onde todos os pontos serão preciosos e disputados até à exaustão.


BAYER LEVERKUSEN:
O Bayer Leverkusen tem sido um dos clubes mais regulares do campeonato alemão, mas isso não tem chegado para ir mais além do terceiro lugar da Bundesliga e muito menos para se afirmar na Europa. Há dois anos o SL Benfica não teve grandes dificuldades em afastar os homens de Leverkusen das competições europeias (no caso a Liga Europa), pelo que guarda boas recordações dos mais recentes confrontos. Este ano algumas coisas mudaram, os alemães contrataram um dos treinadores da moda no seu país (Roger Schmidt) que treinava na Áustria o Red Bull Salzburg e vai-se mostrando extremamente competente, num inicio de temporada em que já venceu fora de casa o Borussia Dortmund, um dos principais candidatos ao titulo nacional (se é que existe outro além do Bayern Munchen). Os alemães são um adversário complicado e com qualidade para se apurarem para os oitavos de final da prova. São uma equipa muito bem orientada e que conta com jogadores de referência como o goleador Kießling e o talentoso Calhanoglu recentemente contratado ao Hamburg SV. Ainda assim os homens de Leverkusen devem ser tidos em conta principalmente pelo forte colectivo que têm e não pelas individualidades. 

Bayer Leverkusen - Equipa Tipo

ZENIT ST PETERSBURG:
Após alguns anos de puro engano com um treinador que provou ser pouco mais do que banal, o Zenit aposta forte no jovem português André Villas-Boas, que procura relançar a sua carreira após o desastre inglês. Ao longo dos anos os russos têm-se comportado como uma equipa forte e temível em casa mas extremamente (até surpreendentemente) frágil a jogar fora de portas. O treinador português está a tentar mudar esse estigma implementando um futebol positivo na equipa que actualmente lidera o campeonato Russo. Apoiado no muito dinheiro que anualmente é injectado no clube, Villas-Boas tem ao seu dispor um plantel recheado de grandes jogadores como os bem conhecidos Javia Garcia, Witsel, Garay, Hulk ou Danny e os menos conhecidos mas não menos talentosos Rondon ou Kerzhakov. Não sendo um clube de topo europeu, será certamente um adversário com muita qualidade, recheado de grandes jogadores e que complicará a vida aos seus adversários principalmente nas deslocações à Russia, o que no caso do SL Benfica acontece em finais de Novembro.

Zenit - Equipa Tipo

AS MONACO:
Os monegascos reapareceram na Primeira Liga Francesa há um ano atrás com um projecto megalómano e muito dinheiro à mistura. Foram capazes de recrutar jogadores de classe mundial como Falcao, James ou Moutinho e criar um conjunto sólido que deu luta ao PSG pelo titulo de campeão francês. No final acabaram em segundo lugar mas a prometer mais e melhor para esta época... a promessa não está a ser cumprida (nem nada que se pareça). Depois do reaparecimento fulgurante da época passada, a equipa agora treinada por Leonardo Jardim parece estar a desinvestir e a perder as referências que a faziam estar num patamar acima das outras com as quais compete. De repente saiu James Rodriguez para o Real Madrid e quando se esperava uma grande contratação para fazer esquecer o mágico colombiano os monegascos foram buscar por empréstimo um miúdo da equipaB do SL Benfica (Bernardo Silva). Com o aproximar do fecho do mercado de transferências, o Mónaco arrisca-se cada vez mais a perder o seu principal jogador (Falcao) e não dá sinais de ter grande vontade de investir no fortalecimento do seu plantel. Para já a equipa de Leonardo Jardim ainda é uma incógnita mas os sinais não são nada bons e os adeptos começam a manifestar preocupação, afinal de contas a época começou com 2 derrotas (uma delas por goleada) e apenas uma vitória pela margem mínima... muito pouco para uma equipa com história e que já conta com uma presença na final da Champions League de 2004.   

AS Monaco - Equipa Tipo

Sem comentários: