quinta-feira, 26 de junho de 2014

Acabaram-se as férias no Brasil...



Depois do teor do post anterior (que se seguiu ao jogo com os Estados Unidos da América) não me vou alongar muito mais sobre o estado da selecção nacional e da Federação Portuguesa de Futebol, pela simples razão de que nada mudou e porque tenho a certeza absoluta de que nada irá mudar num futuro próximo... ou acham que a forma peremptória como Paulo Bento garante que vai continuar é por acaso?

Paulo Bento precisa da Federação Portuguesa de Futebol pois tendo em conta a sua qualidade como treinador dificilmente entraria num outro projecto minimamente interessante (talvez houvesse um lugar de comentador disponível numa qualquer estação televisiva) da mesma forma que a Federação Portuguesa de Futebol precisa dele (dificilmente os senhores da FPF arranjariam um "fantoche" tão fácil de usar como este), por isso nada de novo nas mútuas declarações de amor entre treinador e presidente. Estes românticos e deliciosos momentos servem apenas para explicar  o porquê da renovação de Paulo Bento poucos meses antes da fase final do Mundial. Afinal de contas, está à vista de todos que o treinador não tem capacidade para um cargo destes e não iria ser fácil justificar uma renovação após o desastre a que o mundo inteiro assistiu. Já diz o outro: "O pior cego é aquele que não quer ver", ou será "Federação prevenida vale por duas"?

Apesar de ver nos "grandes" senhores da FPF os principais culpados do estado em que está o futebol português e que se reflecte na selecção nacional, Paulo Bento deveria ser obrigado a explicar a todos os que sentem Portugal e sofrem pela selecção o porquê de alguns jogadores terem lugar cativo no onze (Tem mesmo que haver sempre lugar para o Miguel Veloso seja qual for a posição? Este é apenas um caso), o porquê de alguns jogadores terem ficado de fora da convocatória em detrimento de outros claramente mais fracos ou em piores condições, o porquê de tantas lesões musculares... e muitas outras coisas. 

Apesar de tudo, eu dou toda a razão a Paulo Bento quando este diz que estes jogadores são os mesmos que há uns meses eliminaram a Suécia. Mas se o seleccionador pensasse um bocadinho (está visto que não é para isso que lhe pagam) percebia que essa conclusão não abona em nada a seu favor e muito menos a favor da qualidade do seu grupo de jogadores. Realmente estes são os mesmos jogadores que fizeram um apuramento miserável para o Mundial 2014 (houve jogos a roçar o ridículo num grupo que era extremamente fácil) e são os mesmos que eliminaram a Suécia naquele épico jogo que tanto jeito dá para defender a selecção, mas esquece-se o senhor Paulo Bento que existe um pequena (que é bem grande) diferença: de todos os jogadores presentes no Mundial o único que não é verdadeiramente o mesmo, por estar fisicamente limitado, é Ronaldo e esquece-se Paulo Bento (ou quer-se esquecer por dar jeito) que foi ele quem "sozinho" arrumou com o conjunto sueco e carimbou o nosso bilhete para o Brasil. E a verdade é que sem um Ronaldo a 100% a nossa selecção (esta escolhida por Paulo Bento e pela FPF) é pouca mais do que medíocre. Paulo Bento joga melhor com as palavras do que a sua equipa com a bola mas não engana muita gente... talvez só se engane mesmo a si. 

Nota final: Já ouvimos, após o jogo com o Gana, o presidente da FPF fazer referência às grandes selecções que foram eliminadas e às selecções europeias com dificuldades no apuramento. Querem apostar que vamos usar a eliminação da Espanha, da França e da Inglaterra como atenuante para a figura ridícula que andamos a fazer no Brasil? Eu fico à espera das futuras declarações do senhor presidente mas até parece que já sei de cor as palavras...

Sem comentários: